Arquivos

01/01/1970 09:00

Requalificação do Arquivo Público segue em andamento

1
Foto: Camila Souza/GovBa


O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) é uma das instituições arquivistas de mais importância no país e passa por reestruturação nas instalações físicas desde janeiro deste ano. O órgão é gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) e com esta reforma ampliará suas dependências.

A obra tem investimento de R$ 2,3 milhões do Governo do Estado e prevê a requalificação de instalações elétricas, mecânicas e hidrossanitárias. De acordo com a diretora do APEB, Teresa Matos, um pouco mais da metade de todo projeto já foi executado.

Para Teresa, a requalificação melhora de forma exponencial a qualidade da prestação de serviço. “Essas melhorias são extremamente necessárias e vão garantir que possamos receber melhor a todos os visitantes”, afirma a diretora.

Por enquanto, o atendimento ao público permanece suspenso com o intuito de melhor recepcionar os frequentadores após a restauração do patrimônio histórico, com a preservação do acervo sendo feita através da higienização e manutenção dos arquivos.



O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), localizada na Baixa de Quintas, oferece atendimento presencial e à distância, emissão de certidões, visitas monitoradas, gestão de documentos e orientação técnica aos arquivos públicos municipais, além de palestras, ciclos de debates, visitas guiadas, base de dados para pesquisadores. O Arquivo Público reúne documentos textuais, manuscritos e impressos, produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano. O APEB funciona de segunda à sexta das 8h30 às 17h.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.