Centro de Memória

05/10/2016 16:10

Conversando com a sua História debaterá sobre espaços livres de cultura dos anos 1970

cmbAs memórias contemporâneas sobre a cultura e a política na Bahia estarão em debate nos meses de outubro e novembro no Conversando com a sua História, projeto de autoria do Centro de Memória da Bahia – vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultBA. As influências de instituições educacionais e culturais na formação do campo cultural e artístico baiano da segunda metade do século 20 serão abordadas nos debates pelas personagens que vivenciaram esta época.

Nesta segunda-feira (10), às 17h, haverá o Conversando com a sua História – Memórias Contemporâneas: Espaços livres da cultura nos anos 1970. A mesa de debates tratará da atuação do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), atualmente chamado de Goethe-Institut e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como instituições abertas à cultura e difusoras da mesma, contribuindo para o campo cultural baiano.

Da mesa de debate participarão o vice-reitor da UFBA, doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela mesma instituição, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, Paulo Miguez; e o alemão que esteve à frente do ICBA durante quase duas décadas, Roland Schaffner, que realizou importantes projetos em sua gestão. 

Também participará do debate o professor aposentado da Faculdade de Comunicação da UFBA, cineasta e diretor, Guido Araújo, formador de gerações de cineastas baianos e idealizador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, um dos acontecimentos cinematográficos mais importantes do país, onde dirigiu 39 edições que deu visibilidade às produções locais. Na mediação, estará a professora do IHAC, Marilda Santana.

CMB O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.


Foto: Fundo Silvio Robatto

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.