06/03/2017 11:10

Biblioteca dos Barris e UFBA realizam Semana de Letras de 20 a 24 de março

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Biblioteca dos Barris realiza a Semana de Letras, que trará uma série de Mini-cursos gratuitos para o público. A formação tem o intuito de debater as concepções de literatura, linguagens e as suas manifestações e acontecerá de 20 a 24 de amrço, na unidade. Toda a programação é aberta à participação de interessados no tema.

Ao longo das aulas, alunos e graduados do Curso de Letras da Universidade abordarão conceitos e estudos realizados na contemporaneidade, buscando fomentar no público uma reflexão fora dos nichos específicos de pesquisa acadêmica. As aulas acontecerão pela manhã e pela tarde. Interessados devem se inscrever pelo email viva.bpeb@gmail.com ou por telefone (71) 3117-6085, até o dia 17 de março.

Segue a programação:

Minicurso: Literatura, linguagens e suas manifestações na contemporaneidade: do cânone ao rap – 20 a 22/03
O minicurso visa problematizar as concepções de literatura, linguagens e as suas manifestações, abordando conceitos e estudos realizados na contemporaneidade.

Turma A - 8h30 às 12h
Turma B - 14h às 18h

Minicurso: Vista a minha pele

O minicurso tem como propósito fomentar a geração de uma cultura literária, passando pelo cultivo da igualdade de condições para o desenvolvimento social.
Turma A - 20/3, 8h30 às 12h
Turma C – 21/3, 14h às 18h
Turma B - 22/3, 14h às 18h
Turma D – 23/3, 14h às 18h

Minicurso: A linguagem dos quadrinhos – 20 a 24/3, 14h as 16h / 16h as 18h
Objetivo: Desconstruir o antigo conceito de literatura em quadrinhos como literatura menor. E aproximar o público da teoria literária em quadrinhos. Ensinar como reconhecer as características e estruturas deste gênero e dos diversos outros estilos em quadrinhos.
Facilitadoras: Edléia Castro e Taís Veloso (Alunas do ultimo semestre de Letras vernáculas do ILUFBA / UFBA).

Roda de Leitura com crianças e adolescentes sobre divulgação científica – 23/3, 9h às 12
Instrumentalizar aos alunos participantes, dos itens que constituem um texto científico, proporcionando lhes reconhecer a composição e a "costura textual" desse tipo de texto.
Facilitadora: Carla França (Licenciada em Letras vernáculas com inglês pela UFBA)

Minicurso: Coesão e coerência - todo texto te um sentido de ser – 8h às 12h
O minicurso visa a compreensão entre a relação entre coesão e coerência, e a importância de ambas na construção de sentido de um texto.
Turma A - 20/3
Turma B – 21/3
Turma C - 22/3
Turma D – 23/3
Turma E – 24/3

Minicurso - Língua em ação: variantes da língua portuguesa - questões sociais -  8h30 às 12h (com 20 minutos de intervalo, as 10h).
Apresentar ao público os tipos de variações que a língua portuguesa sofre geograficamente, como socialmente, conscientizando sobre o preconceito linguístico. Facilitadoras: Kelly Cristine Lira de Santana e Tainan da Silva Leão. Setor Braille - térreo.

Turma A - 20/3
Turma B – 21/3