Bibliotecas

06/03/2017 16:51

Biblioteca Pública Thales de Azevedo celebra 20 anos

Biblioteca Pública Thales de Azevedo celebra 20 anos Inaugurada com objetivo de promover ações que possibilitam o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade do Costa Azul e adjacências, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo completará 20 anos em 31 de março. O nome da unidade, que é vinculada à Fundação Pedro Calmon/ SecultBA homenageia o médico, antropólogo, professor e escritor baiano.

Para celebrar a data, a biblioteca realizará a mesa redonda “Thales de Azevedo: das relações raciais às reformas universitárias” no dia 31, às 14h. A mesa será composta pelo doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hildon Carade; e pelo doutorando em Estudos Étnicos e Africanos, Ricardo Sangiovanni, cujo tema de estudo é “A trajetória intelectual de Thales de Azevedo através da noção de Democracia Racial na Bahia”.

A mediação da mesa redonda ficará por conta do historiador e diretor da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, Clíssio Santana. No mesmo dia, às 10h, ainda haverá a entrega do Prêmio Leitor BPTA, para o leitor mais assíduo da unidade, que receberá livros.

Patrono

Thales Olympio Góes de Azevedo (1904 – 1995), soteropolitano, estudou no Colégio dos Jesuítas e formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1927. Também atuou como antropólogo, historiador e professor, além de revisar o Diário Oficial da Bahia e escrever para os jornais Diário da Bahia e A Tarde.

Thales de Azevedo foi presidente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia; membro do Conselho Diretor da Fundação Casa de Jorge Amado; e presidente de honra da Associação Brasileira de Antropologia.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.