Fundação Pedro Calmon

16/03/2017 15:00

#EditaisSetoriais: Projeto formará 40 mediadores de leitura na região de Santo Amaro

Foto de Santo AmaroCom o propósito de formar 40 jovens do Recôncavo baiano para desenvolver atividades de mediação de leitura em escolas, hospitais, bibliotecas e espaços culturais nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Saubara e São Francisco do Conde, o projeto “OXE: Oficinas de criação, medição e leitura” foi aprovado pelo Edital Setorial de Leitura 2016, coordenado pela Fundação Pedro Calmon/ SecultBA.

Serão mais de 100 horas onde práticas de mediação leitora, envolvendo círculo de leitura, criação e performances literárias serão desenvolvidas. Os textos a serem lidos e apreciados pertencem à literatura baiana contemporânea, produzidos a partir da década de 70 até os dias atuais. As atividades acontecerão em duas partes: formação e ações de mediação leitora.


Programação

Na primeira parte, em março e abril, acontecerá o círculo de leitura. Em seguida, de maio a julho, as oficinas de criação literária. A terceira etapa acontecerá em agosto e setembro, quando serão realizadas oficinas de mediação. As atividades acontecerão no Centro de Cultura da Academia de Letras de Santo Amaro (ALSA).

O coordenador do projeto, Igor Rossoni, fala sobre os preparativos do projeto: “estamos divulgando as oficinas com folders, cartazes e carros de som pela cidade, e já recebemos mais de 30 inscrições. Também estão sendo realizadas visitas pessoais em várias escolas a fim de divulgar os eventos. O público alvo principal é constituído de jovens a partir de 14 anos de Santo Amaro e região”.

Folia Literária – O lançamento oficial do projeto, a Folia Literária, acontecerá nesta sexta-feira (17), às 17h, na Praça da Purificação em Santo Amaro. Na ocasião haverá sarau com o Coletivo Artístico CECULT, participações musicais, teatrais e literárias, além de projeções de videomapping – técnica que projeta vídeos em objetos ou superfícies irregulares, como fachadas de prédios.

O projeto ocorre com apoio da ALSA, das secretarias de Educação e de Obras do município, parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA-Santo Amaro) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além de artistas locais como Roberto Mendes e Marcio Valverde, poetas e intérpretes que participarão do lançamento do projeto.

Inscrições – As inscrições são realizadas no site www.santomaro.ifba.edu.br, ou pelo fb.com/portaloxe, onde se encontra disponível a ficha de inscrição. O cronograma do curso, que é totalmente gratuito, será divulgado junto à lista de inscritos no dia do lançamento oficial do projeto. Mais informações através do e-mail oficinaoxe@gmail.com ou pelo telefone 75 3241-0845.

Foto: Banco de Imagens

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.