Política Cultural
20/03/2017 15:40
#EditaisSetoriais – Projeto em Madre de Deus promove leitura e contação de histórias

A primeira etapa do projeto aconteceu em janeiro, quando foi realizada uma Oficina de Mediação de Leitura e Contação de Histórias ministrada pela professora e arte-educadora da empresa Cultivai Formações – Contadoras de Histórias, Maria José Matos.
A atividade contou com musicalização dos alunos de violão do Espaço de Cultura e Artes de Madre de Deus, e formou 12 agentes de leitura. Destes, quatro seguiram para a próxima fase.
O projeto tem como prioridade a literatura nacional. Foram selecionadas obras que vão contribuir na formação cidadã de meninos e meninas. Livros como “Bom dia todas as cores”, da escritora Ruth Rocha, fazem parte do acervo que será “contado” para os grupos de crianças, estimulando a leitura desde a alfabetização.

Visitação - A segunda etapa do projeto iniciou no mês passado quando os Agentes de Leitura, formados na Oficina realizada na primeira fase do projeto, começaram a visitar as residências de moradores de Madre de Deus para ler livros e contar histórias.
A proponente do projeto e agente de leitura, Jéssica Queiroz, destaca que “já foram visitadas mais de cem residências. Além das casas, também fomos à Creche e à Brinquedoteca Municipal, além do Setor de Internação Pediátrica do Hospital Municipal”.
Ao término do projeto, previsto para o mês de abril, todo o material de leitura será doado à Biblioteca Pública Municipal de Madre de Deus. Essa edição é dedicada ao garoto Gustavo Medeiros, um leitor que veio a óbito aos 11 anos devido a uma leucemia.

Fotos: Divulgação