Livro e Leitura

19/04/2017 11:00

Inscrições abertas para o IV Concurso de Escritores Escolares

Escritores EscolaresMais de 300 pessoas lotaram o auditório da Casa Pia - Órfãos de São Joaquim, na manhã desta terça-feira (11), dentre estudantes, professores e orientadores educacionais da instituição, que recebeu o lançamento do IV Concurso de Escritores Escolares. 

A partir de hoje (11) até 14 de junho estão abertas as inscrições do Concurso que, em 2016, recebeu mais de 500 Redações e Poesias de 40 municípios baianos. A coordenação do Concurso é da Diretoria do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

A cerimônia reuniu diversas linguagens em torno da escrita: Poesia, Música, Cordel, Teatro, tudo no intuito de incentivar crianças e jovens a participar. Alguns dos textos vencedores da última edição foram expostos no colégio. 

Este ano o Concurso tem novidades: além dos Kits com livros variados, os vencedores nas 1ª, 2ª e 3ª colocação receberão notebooks, tablets e e-books, de acordo com suas classificações e categorias. São elas: Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Além de performances dos estudantes, a cerimônia contou também com a apresentação do cordelista, Antônio Barreto. Dirigentes , coordenadores e assessores da Fundação Pedro Calmon estiveram presentes.


Recorde de inscrições no III Concurso – 146 -, a Casa Pia tem sua estratégia para mobilizar os estudantes. “Fizemos Saraus, Recitais, fui de sala em sala divulgar o Concurso, usamos a TV Web, Facebook, reunião com professores, fizemos oficinas de Poesia. Enfim, a escola respirou produção literária durante todo o período de inscrição”, conta o professor de Língua Portuguesa, Edjaime Brandão, que mobilizou os alunos no último ano e está à frente desta mesma articulação nesta quarta edição. A expectativa é de dobrar o número de inscritos.


Lançamento Escritores EscolaresNa cerimônia, vencedores em 2016 subiram ao palco para ler trechos de suas Redações e Poesias e contar porque resolveram participar. Samuel Dantas, 9 anos, que faturou o 2ª lugar com sua Redação “Árvore da Vida”, foi ovacionado ao falar de machismo e violência doméstica, tema de seu texto. Isaías Borges, que estuda na Casa Pia e faturou o 3º lugar na categoria Poesia, levantou a plateia ao ler sua poesia “Diversões de Criança”.


Já Felipe Sacramento, também 9 anos, arrancou palmas ao falar da questão racial e suas escolhas ao escrever a redação “Coisas que eu sinto falta” – 3º lugar. Sua mãe, Roberta Nascimento, era só orgulho. “É importante que Felipe encontre nestes momentos jovens que, como ele, adoram ler, escrever e ele não se sentir sozinho. É importante que se incentive estes garotos a serem escritores, poetas, o que eles quiserem”, disse. Felipe ganhou o 3º lugar com sua Redação e avisou: “Este ano a questão racial continuará sendo meu tema e eu espero ganhar o 1º lugar desta vez”.


"A Fundação está no caminho certo, uma experiência fantástica que testemunhamos nesta manhã, e mais do que a importância da leitura é mobilizar a juventude. A Casa Pia nos dá esse exemplo, quando as pessoas se dedicam, se importam com a educação, os talentos florescem", frisou o vereador, Silvio Humberto (PSB), presente à cerimônia.


Dada a largada

Zulu Escritores Ecolares LançamentoEstudantes de todo o estado da Bahia podem se inscrever no IV Concurso de Escritores Escolares, escolas públicas e privadas, regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental I, II e Médio, com textos inéditos nas categorias Redação ou Poesia. 

O tema é livre e as inscrições são gratuitas, devendo ser feitas pessoalmente na sede da Fundação Pedro Calmon ou pelos Correios. 



Período: Inscrições até 14 de junho de 2017
Onde: Sede da Fundação (ou Correios) - Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, 4o andar, sala 01 – Centro, Salvador/BA, CEP: 40.060-001.

Gratuito

Confira aqui a cobertura fotográfica do lançamento do evento.

Fotos: Daniele Rodrigues/GOVBA e Fernanda Campos/ASCOM
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.