Bibliotecas

19/04/2017 14:24

​Livro de Jô Soares foi tema do primeiro Círculo de Leitura da Biblioteca dos Barris

círculo de leitura na biblioteca dos barrisDesenvolver e incentivar a leitura, compartilhar ideias, críticas e sugestões, além de demonstrar suas impressões sobre a obra. Estes são alguns dos objetivos do Círculo de Leitura que iniciou nesta quarta-feira (19) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida como Biblioteca dos Barris.

O primeiro livro de Jô Soares "O Xangô de Baker Street" inaugurou o projeto que acontecerá mensalmente no quadrilátero da unidade que é vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Na ocasião, os leitores puderam compartilhar suas impressões sobre o livro, e outros, puderam conhecer um pouco sobre a obra.

A funcionária do Setor de Empréstimo da biblioteca, Taís Purificação, fez a mediação da atividade, contou um pouco da história e relatou algumas partes interessantes e cômicas da obra. "Até mesmo para quem não tem o hábito de ler, é um livro interessante para dar esse ponta-pé inicial. É uma leitura muito fluida e dinâmica, você lê que nem sente", relatou Taís.

A leitora Odair Lobo não poupou elogios a obra de Jô Soares: "é um livro feito através de muita pesquisa, ao ler, você se sente como se estivesse naquela época. Ele utilizou o Sherlock Holmes inglês ao modo dele, a decepção, é que ele voltou para Inglaterra sem cumprir suas duas missões: desvendar o assassinado e perder a virgindade. Jô também homenageia a Bahia, sem discriminações de cor, de sexo e de condição social".

círculo de leitura na biblioteca pública dos barris"Esse foi o primeiro livro de Jô Soares que eu li, não conhecia esse lado dele, apenas o de apresentador. É uma história muito fluida e traz informações sobre o período colonial do Brasil de uma forma muito lúdica. Na história, Sherlock prefere atribuir aos outros as suas derrotas, ao invés de assumir as suas falhas", disse a diretora da biblioteca, Lívia Andrade.

Na abertura da atividade, o público assistiu a uma leitura dramatizada com atriz Jussara Mathias, que apresentou o texto Cântico Negro, do português José Régio.

Círculo de Leitura - A atividade possibilita aos leitores escolher o título de interesse para as próximas discussões. No próximo mês, o círculo de Leitura acontecerá no dia 24, às 10h, com as obras Onze Minutos, de Paulo Coelho, e Macunaíma, de Mário Andrade.



Fotos: Miguel Teles
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.