Arquivos

14/05/2017 17:50

4º Fórum Regional de Arquivistas das IFES acontece em Salvador e reúne especialistas da área

Arquivo Público
(Arquivo Público do Estado da Bahia - Foto: Rosilda Cruz)

Entre os dias 17 e 19, a capital baiana sediará o 4º Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (ARQUIFES) do Norte/Nordeste, com o tema central “Gestão, preservação e acesso aos documentos físicos e digitais”. A realização é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e conta com apoio do Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb) – unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e da Universidade Federal da Bahia.

O 4º Fórum reúne profissionais da área de Arquivologia vinculados às IFES das regiões Norte e Nordeste, e contará com a participação de arquivistas de outras macrorregiões do país. O evento pretende dar continuidade ao debate de propostas de ações e diretrizes para o fortalecimento dos procedimentos técnicos realizados e ampliar a integração da rede nacional ARQUIFES.

Programação
– A grade é voltada para discussões técnico-científicas sobre a gestão, preservação e acesso aos documentos físicos e digitais no contexto das Instituições Federais Ensino Superior (IFES). O encontro apresenta oficinas, palestras, apresentações de trabalhos, grupos de trabalho (Gts) e apresentação cultural. E, além disto, propõe debates sobre os procedimentos arquivísticos e soluções para gestão documental e preservação da memória institucional, além de estratégias de aplicação de Políticas Arquivísticas adotadas pelas IFES. A programação completa está no site.

A palestra de abertura “Gestão, preservação e acesso aos documentos físicos e digitais” acontecerá no dia 17, às 17h, no auditório da Reitoria do IFBA, localizado na Avenida Araújo Pinho, 39, no Canela. A mediação será feita pelo Professor Dr. Daniel Flores, da Universidade de Santa Maria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.