Centro de Memória

28/06/2017 16:40

#2deJulho - Centro de Memória da Bahia realiza Colóquio sobre a Independência

Card sobre o colóquio da independência


Uma das datas mais significativas para os baianos é o 2 de Julho, que culminou com a expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos os Santos e da Cidade de Salvador após intensas batalhas entre os anos de 1822 e 1823. Para celebrar a data, o Centro de Memória da Bahia – vinculado à Fundação Pedro Calmon - realizará entre os dias 3 e 6 de julho o Colóquio Guerra e Identidade: A Independência do Brasil na Bahia. Veja a programação:

Segunda – 3/7
As palestras e mesas redondas serão abertas ao público mediante inscrição e acontecerão no Auditório Kátia Mattoso – Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris. A conferência de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. Hendrik Kraay (University of Calgary), na segunda-feira (3), às 19h. Kraay é especialista em história do Brasil e atualmente desenvolve pesquisas sobre a festa do Dois de Julho.

Terça – 4/7
No dia seguinte (4), às 15h, haverá a Mesa-Redonda I - 2 de Julho: Permanências e Atualidades, com Prof. Dr. Jocélio Teles dos Santos (UFBA) e a Profª. Drª. Wlamyra Ribeiro de Albuquerque (UFBA). À noite, 19h, será a Mesa-Redonda II - Caminhos da Independência: Sujeitos e Instituições, com o Prof. Dr. Igor Gomes (IFBA) e o Prof. Ms. Moiséis Amado Frutuoso.

Quarta – 5/7
No dia 5 (quarta-feira), a Mesa-Redonda III - Tensões e Conflitos terá a participação dos Prof. Ms. Marcelo Siquara (CPM-Ba) e do Prof. Ms. Lucas Junqueira (UFOB).

Quinta – 6/7
No último dia do evento, quinta-feira (6), às 15h, acontecerá a Mesa-Redonda IV - Brasileiros Independentes, e agora? Reorganização social e política pós-conflitos de independência, com o Prof. Dr. Dilton Araújo (UFBA) e a Profa. Ms. Elisa Ribeiro (SEEBA). Haverá ainda apresentação da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres (Samba de Roda). Às 19h, o Prof. Dr. Sergio Guerra Filho (UFRB) fará a Conferência de Encerramento. 

Rota da Independência


O Centro de Memória da Bahia – vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultBA – ainda realizará duas Rotas da Independência em Caetité, Salvador e Itaparica, locais onde ocorreram batalhas. Nesta Rota, os participantes farão passeios históricos pelos locais relacionados à Independência do Brasil na Bahia e às celebrações do Dois de Julho.

A excursão histórica acontecerá em Caetité com Prof. Ms. Moiséis Amado Frutuoso (30 de junho), em Salvador (Pirajá ao Campo Grande) na quarta-feira (5) e na Ilha de Itaparica (Biblioteca ao Forte de São Lourenço) na quinta-feira (6), das 8h às 12h, ambos com acompanhamento do Prof. Marcelo Siquara.

Para participar do Colóquio – inclusive das excursões (exceto Caetité) – o interessado deve realizar inscrição aqui.

Independência do Brasil na Bahia

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA realiza, ao longo de todo o mês, diversas atividades por meio de suas Diretorias do Livro e Leitura, de Bibliotecas, no Arquivo Público e Centro de memória da Bahia no intuito de celebrar a Independência do Brasil na Bahia. São palestras, oficinas, debates, artigos, publicações, contações de histórias e exposições, que resgatarão a memória das lutas do povo baiano por sua liberdade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.