Arquivos

17/07/2017 10:00

#2deJulho - Arquivo Público realiza exposição e palestra sobre a Independência

Arquivo Público do Estado da Bahia
Ao longo de todo o mês de julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA realiza diversas ações por meios de suas unidades afim de celebrar a Independência do Brasil na Bahia. São palestras, exposições, debates, artigos, oficinas e mais, que resgatarão a memória de lutas do povo baiano pela sua liberdade. No Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), não será diferente.

A partir de segunda-feira (3), a instituição, localizada na Ladeira de Quintas – Baixa de Quintas, fará exposição de documentos que integram o conjunto documental Independência da Bahia, custodiado pelo APEB/FPC/SecultBA. Dentre os arquivos, está o documento que registra a expulsão dos portugueses em 2 de julho de 1823; e o documento de Maria Quitéria – soldo de Alferes de linha.

Pesquisa online

Estudantes, professores e pesquisadores de todo o mundo poderão ter acesso a documentos referentes à Independência do Brasil na Bahia. A partir do dia 3, o APEB ainda disponibilizará no sistema de consulta online ICA-AtoM a descrição textual e digitalizações do conjunto documental “Independência do Brasil na Bahia” – custodiado no APEB.

O conjunto documental está organizado em três séries: Atos Normativos, Correspondências e Registros (patentes e nomeações). O total é de 3.854 documentos textuais e anexos, entre manuscritos e impressos. O acervo é composto de 30 maços/livros, constituídos de 8.150 páginas.

siquara

Palestra

A celebração do Dois de Julho no Arquivo Público do Estado da Bahia culminará na palestra que será mediada pelo doutorando em História na Universidade Federal da Bahia, Marcelo Siquara (foto). No dia 27 de julho, às 14h, o pesquisador falará sobre “A Independência do Brasil na Bahia e seus desdobramentos”. A palestra não necessita de prévia inscrição e acontecerá no auditório do APEB.

Confira aqui toda programação da Fundação.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.