Livro e Leitura

12/07/2017 10:50

Fundação Pedro Calmon lança II Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia

II Prêmio Kátia Mattoso

Nesta quarta-feira (12), a Fundação Pedro Calmon lançará a segunda edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia, que tem como objetivo publicar em livro, uma dissertação de Mestrado e uma tese de Doutorado sobre História da Bahia. O Prêmio é destinado a dissertações ou teses escritas em Língua Portuguesa, defendidas, aprovadas e depositadas no período de dois anos até a data final das inscrições - o outubro de 2017.

A solenidade de lançamento do 2º Prêmio acontece na programação do Seminário de mesmo nome, que acontecerá neste dia (12), na Biblioteca Central do Estado, nos Barris, às 15h. É aberto ao público e, na ocasião, serão lançados os livros premiados na primeira edição, em 2011: “Canções da cidade amanhecente: urbanização, memórias e silenciamentos em Feira de Santana, 1920-1960”, de Clóvis Ramaiana e “Relações Igreja-Estado: a ação episcopal de D. José Botelho de Mattos (Bahia, 1741-1759)”, da mestra em História pela UFBA e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-Valença), Rebeca Vivas. No Seminário, professores debaterão os temas trazidos pelas publicações (veja programação aqui).

Prêmio Katia Mattoso – 2ª Edição

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via Correios ou presencialmente, e estarão abertas no período de 12 de julho a 11 de outubro de 2017. Quem tiver qualquer dúvida – após a leitura de todo Regulamento (aqui), poderá enviar email para o endereço eletrônico: premio.katiamattoso@fpc.ba.gov.br.

Para participar, os trabalhos concorrentes devem ter sido aprovados por programas de pós-graduação stricto sensu de qualquer Universidade brasileira. O Prêmio será dividido em duas etapas: HABILITAÇÃO, de caráter eliminatório, na qual será certificado de que o material atende às exigências do Edital; e a fase de SELEÇÃO, de caráter classificatório, na qual será avaliado o mérito dos trabalhos habilitados.

Dentre os integrantes das Comissões de julgamento do prêmio, estarão seis doutores em História, sendo três para cada categoria (Tese de Doutorado defendida e Dissertação de Mestrado defendida), especialmente docentes de Universidades reconhecidas, escolhidos pela Fundação Pedro Calmon. Confira aqui todo Regulamento para participar deste Prêmio.

ANEXOS:

Portaria nº 109/2017