Fundação Pedro Calmon

11/08/2017 15:50

#Flipelô – Alexandra Lucas Coelho, Jussara Silveira e Biblioteca Móvel integram programação da Fundação Pedro Calmon

Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon

Biblioteca de Extensão (Bibex) - Foto: Camila Souza

De 10 a 13 de agosto, o Pelourinho será palco de muita Literatura, Leitura e diversas linguagens em torno dos livros e das letras. Será a Festa Literária Internacional do Pelourinho – a FLIPELÔ. Nela, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, pautará o conhecimento e sua produção na região histórica, por meio de atividades gratuitas e especiais. A Flipelô é o primeiro evento do gênero, sediado em Salvador e terá programação em diversos pontos, abertas ao público.

#FLIPELÔ – Alexandra Coelho, Jussara Silveira e Biblioteca Móvel integram programação da Fundação Pedro CalmonComeçando com os pequenos, a Fundação levará a Biblioteca Móvel ao Terreiro de Jesus, todos os dias da Festa, das 9h às 17h. Além do acervo literário de mais de 1000 livros e revistas, a Biblioteca será ponto de encontro da criançada e do público jovem com contações de história, bate papo com escritores de obras infanto-juvenis, lançamentos, jogos educativos, oficinas artísticas e apresentações teatrais com a Cia de Teatro da Biblioteca infantil Monteiro Lobato e a Cia de Teatro Cabriola, Sarau de Poesias com Gonçalves e Manté e Stand Up para toda família, com o humorista e comediante Matheus Buante, dentre outras atrações.

Portugal – Brasil com Alexandra Lucas Coelho

Para ampliar o olhar do público sobre formas mais contemporâneas de leitura e escrita, a Fundação trará, direto de Portugal, a jornalista Alexandra Lucas Coelho, que falará de seu mais recente trabalho, o romance Deus Dará (lançado em 2016, mas ainda não lançado no Brasil). A obra – que se passa no Rio de Janeiro contemporâneo e, ao mesmo tempo, percorre 500 anos de história entre Portugal e Brasil - acaba de ser anunciada entre os cinco finalistas do Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. Veja entrevista com Alexandra aqui. 

Em dois dias da Flipelô – 10 e 12 de agosto, Alexandra Lucas Coelho, apresentará seu livro ao público na Conferência Deus-dará: um livro que vem da Bahia e vai para a Bahia”. Será no dia 10 (quinta-feira), às 18h30, na Arena do SESC Pelourinho. Já no dia 12 (sábado), às 15h, Alexandra estará com escritores baianos e estudiosos, em uma Roda de Conversa, no Centro de Formação em Artes da Funceb. Na ocasião, que será aberta ao público, a escritora refletirá, em conjunto, sobre a realidade de nosso idioma em termos globais, abordando-o como veículo de representação e afirmação dos povos lusófonos na cultura, nas políticas e também no mercado. 

#FLIPELÔ - Alexandra Coelho, Jussara Silveira e Biblioteca Móvel integram programação da Fundação Pedro CalmonApresentação lítero-musical no Pelô

Em sua terceira edição, o projeto “O Violão e a Palavra” trará para Salvador, no dia 11 (sexta-feira), às 21h30, a cantora baiana, Jussara Silveira, que será acompanhada do violão de Luciano Salvador Bahia e mediada pelo compositor, estudioso da música e literatura popular, Paquito. Em seu trabalho, Jussara promove a reaproximação com a África e, neste dia, destacará a produção poética de Jorge Amado. A apresentação lítero-musical será no Largo do Pelourinho, também aberta ao público.

Na ocasião, a voz de Jussara, as cordas de Luciano e a mediação de Paquito versarão sobre composições inspiradas na obra de Jorge Amado que foram temas de filmes, séries, novelas, teatro. O intuito é chamar a atenção para a importância da literatura e da poesia de Jorge no cancioneiro popular da Bahia e dos países de Língua Portuguesa. Todas as atividades da Fundação Pedro Calmon/SecultBa serão gratuitas e aberta à participação do público.

Memórias de Leitura

​Na Casa do Governo (Casa 12), no largo do Pelourinho, haverá a veiculação em TVs dos vídeos da Campanha "Memórias de Leitura”, ​com ​depoimentos de leitores falando de suas primeiras experiências de leitura. Os vídeos trazem relatos de como pessoas comuns ampliaram sua visão de mundo ao descobrir o prazer pela leitura.

Histórico

A primeira etapa do projeto aconteceu em outubro de 2016, na Festa Literária de Cachoeira (Flica), quando foram gravados vídeos com leitores e escritores presentes na festa. As gravações foram registradas pela equipe de jovens realizadores da Cipó Comunicação Interativa, com apoio de produção da DLL. No total, foram selecionados 15 vídeos de um minuto.

FLIPELÔ - Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc, a FLIPELÔ conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e Instituto CCR, através da Lei Rouanet, e Governo do Estado da Bahia.


FUNDAÇÃO PEDRO CALMON NA FLIPELÔ 

10 DE AGOSTO / QUINTA

As atividades da Biblioteca Móvel (BIBEX) acontecerão no Terreiro de Jesus, das 9h às 17h

9h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
10h Contação de histórias e oficina com Aline Pinheiro e Raquel D’Avila
11h Bate papo com a escritora Maria Izabel sobre seu livro: Contos de fadas na realidade afro-baiana.
14h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
15h Cia de Teatro Cabriola
17h        Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
18h30   Conferência “Deus-dará: um livro que vem da Bahia e vai para a Bahia”, com Alexandra Lucas Coelho, na Arena do SESC Pelourinho

11 DE AGOSTO / SEXTA

9h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
9h30 Exibição de audiolivro em Libras - A menina que não gostava de ler e Os heróis da Independência na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT)
10h O palhaço Pimentinha conta histórias
11h Feira de Histórias Fantásticas Com Danielle Andrade
14h Lançamento do livro de Silvano Sulzar: O diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola
14h30 Oficina literária - A turma do Xaxado: As aventuras do Padre Antônio Cedraz, elaboração de revista em quadrinhos na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT)
15h Stand up comedy com o historiador e comediante Matheus Buente
16h Oficina de materiais recicláveis
17h      Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
21h30 “O Violão e a Palavra”, com Jussara Silveira, Luciano Salvador Bahia e Paquito, no Largo do Pelourinho

12 DE AGOSTO / SÁBADO

9h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
10h Contação de histórias com João Lima
11h Oficina literária com a equipe da BIBEX
14h Bate papo com o Pedagogo, Psicopedagogo e Mestre em Educação Silvano Sulzar, escritor do livro o Diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola
15h       CIA de Teatro da Biblioteca infantil Monteiro Lobato com o espetáculo: Sito do Pica-Pau Amarelo da Diversidade
15h Roda de Conversa com Alexandra Lucas Coelho e Escritores, no Centro de Formação em Artes da Funceb (Rua do Bispo, nº 29/31, antigo prédio do Seminário São Damaso)
16h Oficina de recicláveis com a equipe da BIBEX
17h Sarau de poesias com Gonçalves e Manté

13 DE AGOSTO / DOMINGO

9h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
10h Contação de histórias com Acely Araújo e Camila Mafra (Projeto Ler é Poder)
14h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX
15h Bate papo com a Blogueira de livros , Larissa Sousa Vieira, do blog: Fuxico literário
16h Oficina de recicláveis
17h Leituras e jogos ao ar livre com a equipe da BIBEX


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.