Fundação Pedro Calmon

31/08/2017 09:41

III Encontro Internacional da Economia Criativa - Áfricas Criativas recebe trabalhos

O III Encontro Internacional da Economia Criativa (#EIEC2017) visa conectar o debate teórico com as práticas da economia criativa para fomentar reflexões sobre tendências contemporâneas e promover a qualificação de atores criativos e o fortalecimento de redes de cooperação. Esta edição, a ser realizada de 08 a 10 de novembro de 2017, em Salvador e Santo Amaro, na Bahia, tem como tema "Áfricas Criativas". O objetivo é promover discussões sobre o sistema cultural e os elos das cadeias produtivas das artes e da cultura afro-brasileira no Brasil, no continente africano e nas mais diversas diásporas negras no mundo. Espera-se que o evento possa contribuir para a reflexão acerca das influências históricas e contemporâneas da cultura africana na economia criativa, bem como dos principais desafios e oportunidades dos artistas, realizadores e produtores culturais afrodescendentes.

O evento é gratuito e deve reunir artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A programação está focada em discussões conceituais e empíricas sobre a dimensão econômica das artes, da cultura e dos setores tecnológicos, com destaque para as políticas públicas e as iniciativas empreendedoras de sustentabilidade e inovação. O III EIEC conta com duas novidades. Este ano, pela primeira vez, a programação será descentralizada e ocorrerá em Salvador (ICBA) e na cidade de Santo Amaro (Teatro Dona Canô), no Recôncavo da Bahia. Ademais, além das palestras e mesas redondas com convidados, a programação acolherá trabalhos nas seguintes modalidades: artigo científico, relato de experiência, mesa temática, trabalho técnico e encontro de rede. Para participar, os interessados devem submeter resumo expandido no período de 28 de agosto a 25 de setembro de 2017. Os participantes com trabalhos selecionados que desejarem participar de uma publicação, a ser lançada em data posterior ao evento, terão até o dia 05 de março de 2018 para envio de texto completo.

O #EIEC2017 é organizado pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e apoio institucional do Instituto Cultural Brasil Alemanha, do Ministério da Cultura e do Teatro Dona Canô, Secretaria de Cultura da Bahia.

Mais informações aqui.