Centro de Memória

01/09/2017 17:40

Antropólogo discute as relações de identidades musicais no “Conversando com sua História”

Antropólogo discute as relações de identidades musicais no  “Conversando com sua História”

O Doutor em Ciências Sociais, Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Estudos da África e da Diáspora da Universidade do Texas em Austin e Professor no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, Osmundo Pinho é o primeiro convidado do “Conversando com sua História” do mês de setembro.

A iniciativa do Centro de Memória da Bahia, entidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, tem o intuito de discutir temas relevantes para estudantes de graduação e público em geral e fomentar o surgimento de temas para teses de Mestrado e Doutorado.

Na ocasião, próxima terça-feira, dia 5, o professor irá debater o tema “Do Samba ao Funk: Música Negra e Política no Brasil”, analisando aspectos de identidade da música popular brasileira em detrimento da música negra enquanto fenômeno social, resistência e instrumento de expressividade.

As palestras ocorrem todas às terças-feiras, no Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Central, às 17h, e são abertas ao público. Confira programação aqui.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.