Centro de Memória

11/10/2017 11:40

Samba de Roda estará em debate no Conversando com a sua História

Samba de Roda estará em debate no Conversando com a sua História

A historiadora, mestra em História Social pela Universidade Federal da Bahia, Alessandra Carvalho da Cruz, versará sobre “Samba e Saberes na roda de Salvador 1930-1950”. O evento acontecerá na terça-feira (17), às 17h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, no Espaço Xisto.

A palestra integra o projeto de autoria do Centro de Memória da Bahia, o Conversando com a sua História, que além de ser gratuito, oferece certificado de atividades complementares com carga horária de duas horas para os estudantes.

Na ocasião, Alessandra vai falar sobre a força do Samba nas lutas pela afirmação de uma cultura Afro-brasileira na primeira metade do século XX. A análise é feita a partir da interpretação de canções, memórias e trajetórias de vida de sambistas e sujeitos que compuseram um dos registros mais autênticos da história baiana. Confira aqui a programação deste mês de outubro.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.