Bibliotecas

11/10/2017 11:50

Bibliotecas em Salvador e Itaparica vão realizar diversas atividades na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Bibliotecas em Salvador e Itaparica vão realizar diversas atividades na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

As bibliotecas estaduais vinculadas à Fundação Pedro Calmon terão uma farta programação em celebração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída através do decreto nº 84.631. A programação acontecerá em Salvador e em Itaparica com ações voltas para o livro e a leitura, além de destacar o importante papel das bibliotecas enquanto dispositivos de informação, cultura e conhecimento.

Haverá palestras, oficinas literárias, feiras de trocas de livros, exibição de filmes e mais. Durante todo o mês, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, no Rio Vermelho, terá uma mostra biográfica e bibliográfica de alguns dos grandes escritores e poetas brasileiros que compõem o acervo da unidade. A visitação acontece de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h.

Programação infantil – Para os pequenos, a programação será intensa. Na quarta-feira (11), às 10h e às 15h, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no Costa Azul, realizará a Oficina de Livro Ilustrado. No dia 20, às 15h, o Setor Infantil da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris) realizará a Oficina Literária Árvore do Saber. Após um bate-papo sobre a importância da biblioteca, os participantes vão confeccionar coletivamente uma árvore com frases sobre a importância da leitura e da biblioteca.

Já a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada em Nazaré, realizará nos dias 20 e 27 a Oficina Literária – Escreva a sua História. Após a contação da história “Chapeuzinho de palha e o primeiro livro”, de Sandra Aymone, a crianças vão confeccionar um livro com suas próprias histórias e ilustrá-los com desenhos utilizando carimbos. A oficina começa às 10h.

Feira de Troca – As Bibliotecas Juracy Magalhães Jr (Itaparica) a Thales de Azevedo realizarão a 1ª Feira de Troca de Livros com objetivo de promover a democratização da leitura, criando a oportunidade para que o público atualize e amplie a sua biblioteca pessoal sem custos. O leitor deve levar o livro em bom estado de conservação e trocar por outro do seu interesse.

Na unidade de Itaparica, a Feira acontecerá durante todo o mês de outubro, das 8h às 17h durante a semana, e das 8h às 12 aos sábados. A biblioteca ainda realizará o Encontro do Leitor do mês na quarta-feira (11), às 9h, onde o leitor mais assíduo do mês de setembro participará de um círculo de leitura para falar sobre as obras que leu, indicar sugestões e incentivar a leitura.

Já a Feira de Troca de Livros na Biblioteca Thales de Azevedo acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 30, das 9h às 16h. Lá, o leitor também poderá trocar gibis.

Cinema e informação – Localizada dos Barris, a Biblioteca Central do Estado da Bahia vai exibir o filme A menina de roubava de livros no dia 24, em duas sessões: às 10h e às 15h. A programação acontecerá na Sala Luís Orlando, no terceiro andar.

No dia 27, haverá a palestra Série BCEB Informação em foco: Direito autoral e cópia de livro com o advogado e mestre em direito, Ricardo Duarte. Na ocasião, ele vai abordar a importância de se conhecer a lei de Direito Autoral, analisando os caminhos de como se tratar a questão de reprodução de textos, filmes e músicas.

A palestra acontecerá às 10h no auditório Kátia Mattoso – 3º andar. A atividade é aberta ao público e para participar, basta enviar e-mail informando interesse para o endereço bpebinformacaoemfoco@gmail.com. Mais informações pelo telefone 71 3117-6085.

 

Confira programação completa da Semana Nacional do Livro e Leitura:

 

ARTES VISUAIS

Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Salvador)

Vitrine Cultural - Livros e Bibliotecas - Agentes de Cultura e Cidadania

De 02 a 30 (8h às 17h e sábado das 8h 30 às 12h) - Mostra biográfica e bibliográfica de alguns dos grandes escritores, poetas e poetisas da literatura brasileira que compõem o acervo da unidade. Comemorando datas importantes da nossa literatura: Dia Nacional da Leitura (12), Dia Mundial do Poeta e da Poesia (20), Semana do Livro Semana das Bibliotecas (23 e 29) e Dia Nacional do Livro (29).


OFICINAS

Biblioteca Central do Estado da Bahia

Dia 20 (15h) – Oficina Literária: Árvore do saber. Dentro da programação da Semana do Livro e Biblioteca, após um bate papo sobre a importância da Biblioteca, os participantes irão confeccionar uma árvore do saber, coletivamente com frases sobre a importância da leitura e da biblioteca. Setor Infantil. Facilitadores: Equipe BCEB.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré)

Dias 20 e 27 (10h) - Oficina Literária: Escreva a Sua História - Para celebrar o Dia mundial do Escritor (13), após a contação da história Chapeuzinho de palha e o primeiro livro, de Sandra Aymone, as crianças irão confeccionar um livro artesanal e criar suas próprias histórias, além disso elas irão ilustrá-los utilizando carimbos e desenhos. O objetivo da oficina é estimular a leitura e a escrita.

CINE –VIDEO

Biblioteca Central do Estado da Bahia

Dia 24 (10h e 15h) - A Menina que roubava livros. Direção: Brian Percival. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy. Sala Luis Orlando, 3º andar

EVENTO

Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Itaparica)

De 2 a 31 (segunda a sábado das 8h às 17h e aos sábado das 8h às 12h) – I Feira de Troca de Livros da BJMJ - Promover a prática da leitura, e estimula a circulação de obras entre os participantes, democratizando o acesso a leitura e oferecendo ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo, bem como angariar novos títulos para o acervo da BJMJr. Itaparica. Para participar, basta trazer livros em bom estado de conservação, procurar entre os disponíveis e negociar sua troca, lembrando que não serão trocados livros didáticos, técnicos ou enciclopédias. Facilitadores: Equipe da BJMJr. Itaparica.

Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)

Dias - 25, 26, 27 e 30 (09h às 16h) - Feira Troca – Troca de livros - Feira de Troca de Livros e Gibi. tem como objetivo promover a leitura, criando oportunidade para que o público atualize ou amplie sua biblioteca pessoal sem custos, trocando um título, já lido ou não, por outro de seu interesse. As trocas poderão ser feitas diretamente entre os usuários e as bancas ou entre si. Exige-se apenas que os livros estejam em bom estado de conservação.

Biblioteca Central do Estado da Bahia

Dia 25 (10h) - Palestra: Mediação e leitura inclusiva. A atividade visa discutir ações de leitura acessível e estimular a partilha de estratégias para adequação e criação de recursos materiais, que visam otimizar o contato com o livro e as diferentes formas de leitura, a fim de potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas com deficiência e TEA (autismo) que frequentam a biblioteca. Auditório Katia Mattoso. 3º andar.. Palestrante: Maria Aparecida Alves Menezes (Me. em Letras, Psicóloga, Psicopedagoga e Professora do Instituto Pestalozzi e do ION (Instituto de Organização Neurológica da Bahia).

Dia 27 (10h) - Palestra Série BCEB Informação em Foco: Direito autoral e a cópia de livro - O advogado Ricardo Duarte, mestre em direito, vai abordar a importância de se conhecer sobra à lei de Direito Autoral, analisando os caminhos de como se tratar a questão da reprodução de textos, além de outros formatos como filmes e musicas. Inscrições pelo e-mail bpebinformacaoemfoco@gmail.com, demais informações através do telefone 071 3117 6085. Auditório Kátia Mattoso – 3º andar.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.