13/03/2018 11:21

#MarçoMulher - Roda de conversa destaca a importância da mulher negra para a história do Brasil

A PEC das domésticas, aprovada em 2015, garantiu alguns direitos para os trabalhadores, mas essa luta foi travada em 1936, quando Laudelina de Campos Mello criou o primeiro sindicato das domésticas de Campinas.

Para debater a contribuição das mulheres negras para a história do Brasil, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) realiza a Roda de Conversa: Mulheres Negras – Luta e Contribuição para a história do nosso país. O evento é gratuito e ocorre na quarta-feira (14), às 10h.

A atividade será ministrada por Lorena Passos, Mestre em Língua e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A roda de conversa terá como base o livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, da autora cearense Jarid Arraes. O público poderá indicar obras que tenham a mesma abordagem.

A atividade contempla o projeto Março Mulher e tem o objetivo de informar o público sobre as histórias das heroínas negras, “que foram fundamentais para o país, mas que não são tão divulgadas. Uma delas é Maria Felipa, que lutou pela independência da Bahia”, destacou Naiara Andrade, diretora da BCEB.

Serviço:

O quê: Roda de Conversa: Mulheres Negras – Luta e contribuição para a história.
Quem: Lorena Passos, Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizada no bairro dos Barris.
Quando: 14 de março, às 10h.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.