Bibliotecas

14/03/2018 14:55

#MarçoMulher oferece oficina de defesa pessoal para mulheres no Rio Vermelho

#MarçoMulher oferece oficina de defesa pessoal para mulheres no Rio Vermelho

Fotos: ASCOM/FPC


Na última terça (13) a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon (Rio Vermelho), realizou oficina direcionada às mulheres, com aula experimental ministrada por profissionais de defesa pessoal e primeiros socorros. A oficina totalmente gratuita faz parte do projeto “Março Mulher” do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

A atividade despertou interesse de muitas mulheres que participaram tirando dúvidas, experimentando técnicas de defesa e contando as suas histórias. Débora Leitão, diretora da unidade, quando solicitada a fazer uma programação voltada ao mês da mulher viu o cenário de violência de gênero como um tópico importante a ser falado “tivemos a ideia de elaborar uma oficina de defesa pessoal por termos identificado à necessidade de todas as mulheres em relação à violência e, assim contatamos o professor de Judô, João Neto, para ministrar sobre as técnicas de defesa pessoal”. #MarçoMulher oferece oficina de defesa pessoal para mulheres no Rio Vermelho

Durante a aula básica, João Neto explicou a importância de ensinar defesa pessoal às mulheres “É essencial que a mulher hoje em dia saiba se defender, não só na rua, mas em casa também, o índice de violência doméstica é alta. Uma das campanhas mais faladas na TV hoje é sobre isto. Saber se defender é imprescindível para todas as mulheres, então, é muito indicado que elas pratiquem algum tipo de luta, arte marcial.”, explicou João.

As mulheres que compareceram a oficina tiveram a oportunidade de aprender também sobre primeiros socorros. Situações encenadas sobre desmaio, acidente de trânsito, doméstico e parada cardíaca foram alguns dos tópicos ministrados pelo palestrante Erick Leal, finalizando assim a oficina na unidade. As programações das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia continuarão durante todo o mês de março, em homenagem ao mês da mulher.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.