Bibliotecas

15/05/2018 16:14

Diretoras de Bibliotecas baianas são destaques no programa de estímulo à transformação social

Bibliotecas RJ

Com objetivo de compartilhar aprendizados e inspirar as bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), acontece no Rio de Janeiro o II Encontro Nacional Conecta Bibliotecas.

Bibliotecas RJO evento acontece até o dia 18 de maio, e reúne 200 participantes de bibliotecas públicas entre elas as diretoras Naiara Malta, da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), Ana Paula, da Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul), ambas premiadas pelas ações realizadas nas unidades, Debora Leitão, da Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr./Rio Vermelho), única embaixadora do Conecta Bibliotecas na Bahia, além das diretoras Laura Galvão, da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho) e Patrícia Porto, da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré), como também Carmem Azevedo, Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia (DIPIB).

A atividade integra o programa de estímulo à transformação social Recode, do Conecta Bibliotecas, realizado em parceria com a Caravan Studios, e tem o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades. Mais de 1,7 milhão de pessoas já foram impactadas pelas ações da Organização, que está presente em sete países. Pela primeira vez, o encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa em 2017 e, em 2018.

Durante o evento, os profissionais terão formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e atribuição. Além, de poderem se inspirar com as historias de trabalhos já realizados e, participar do lançamento do Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens.

A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. O Recode está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.