Bibliotecas

12/06/2018 09:20

Idosas resgatam a cultura junina na Biblioteca Pública Thales de Azevedo

Idosas resgatam a cultura junina na Biblioteca Pública Thales de Azevedo
Foto: ASCOM/FPC


Revivendo as tradições juninas aos Santos Antônio, João e Pedro, a Biblioteca Pública Tales de Azevedo (BPTA/Costa Azul) promoveu na tarde desta segunda-feira (11) manifestações culturais, em parceria com o Grupo Viva a Vida, formado por idosas.


O Arraiá Literário foi em homenagem aos 121 anos do nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, que representa a cultura sertaneja da região nordeste. Essa cultura foi destacada também nas comidas típicas que representam simplicidade e a cultura da roça.


Com orações aos santos, bingo literário, cordel, entre outras atividades artísticas, o grupo de idosos “revisitou momentos passados” trazendo para o presente a tradição desses festejos. Para a integrante do grupo, Maria Julieta Margiere, “estamos resgatando a nossa cultura vivenciada quando crianças, pois hoje se perdeu um pouco, principalmente, na capital”, disse ela.


“A biblioteca é lugar de histórias e de cultura, por isso devemos abrir as portas para esse tipo de encontro e manifestação cultural”, disse a diretora da BPTA, Ana Paula dos Anjos. A parceria da biblioteca com o grupo, que é da Paróquia Rosa de Lima, tem mais de 20 anos e de acordo com a coordenadora do Viva a Vida, “essa ação além de ser um resgate cultural, é uma atividade de lazer para as idosas, as quais a maioria são viúvas e aposentadas”, afirmou a coordenadora.


A Biblioteca Pública Tales de Azevedo é órgão da Fundação Pedro Calmon (FPC) que é ligada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).
 

Idosas resgatam a cultura junina na Biblioteca Pública Thales de Azevedo Idosas resgatam a cultura junina na Biblioteca Pública Thales de Azevedo
Fotos: Morgana Sampaio/GOVBA
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.