Bibliotecas

13/06/2018 14:00

Biblioteca de Itaparica realiza palestra sobre doação de sangue

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

O Estado da Bahia está com o nível de coleta de bolsas de sangue, abaixo do ideal. Pelo menos, 250 bolsas de sangue teriam que ser coletadas diariamente. De acordo com o coordenador técnico de coletas do HEMOBA, Dr. Marcelo Matos, “a falta de conscientização dos baianos é o maior empecilho para doar sangue. No último dia (11), tivemos apenas, 121 bolsas coletadas, isso corresponde a menos de 50% da meta diária”, afirma.

O dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nesta data, várias ações são realizadas pelo mundo, para conscientizar a população sobre a necessidade e a importância da doação. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, homenageando o imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o Fator Rh e inúmeras diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Na próxima terça-feira (19), às 9h, contemplando o Projeto Saúde nas Bibliotecas, a Biblioteca Juracy Magalhães Junior/Itaparica (BJMJr/Itaparica), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult-BA, realiza a palestra Doação de Sangue, um ato de amor, chamando a atenção sobre a importância da doação de sangue.

Para a coordenadora da BJMJr, Robertina Santos, “a biblioteca é um instrumento de informações, e esta palestra aborda a importância da saúde, chamando a atenção da população sobre a doação de sangue”, afirma.

Serviço:
O que: Projeto Saúde nas Bibliotecas, Palestra Doação de Sangue, um ato de amor
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Junior (BJMJr/Itaparica)
Quando: 19 de junho, às 9h
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.