27/12/2018 11:51

Bibliotecas iniciam o ano com exposições culturais

bb

O ano de 2019 começa com uma série de exposições culturais nas bibliotecas públicas da Bahia durante todo o mês de janeiro.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) abre as portas para as exposições Bonecas Afro-baianas e Igrejas da cidade de Salvador, durante todo o mês de janeiro.

As bonecas são decorativas e infantis feitas de madeira e tecidos, apresentadas em diferentes formatos e tamanhos e acompanhadas de adereços que passeiam entre balaios, potes, timbales, samburás e bolsas. A exposição, que é do artista Orlando Martins, conta com a uma apresentação teatral da Cia Gente de Teatro da Bahia, na abertura, e ficará exposta no foyer da biblioteca.

A exposição das igrejas apresenta fotografias das instituições localizadas em Salvador, dos séculos XVI a XIX. As imagens estarão expostas na sala de exposição da subgerência de obras raras e valiosas, de 08h30 às 18h.

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (BJMJR-SSA/Rio Vermelho) apresenta a Vitrine Cultural: Festas Populares da Bahia, de 07 a 30 de janeiro, até às 17h. A exposição, que é de curadoria de Maria José Leal, mostra festas e manifestações populares que unem o sagrado e o profano, arte e irreverência na Bahia, por meio de livros, revistas e fotos que compõe o acervo da unidade.

“As festas populares fazem parte da história de Salvador e o trabalho é uma forma de mostrar às pessoas essas festas, sob o ponto de vista artístico e cultural, principalmente, aos turistas, já que a biblioteca é localizada em um bairro com muitos hotéis”, disse Maria José Leal.

Já a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (BJMJR-ITA/Itaparica) comemora os 80 anos do grupo cultural Os Guaranis, com fotografias, vestimentas e instrumentos que retratam a participação e resistência do povo nativo itaparicano nas batalhas de 1823. A exposição estará disponível de 10 a 31 de janeiro, de 8h às 17h.

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Confira a programação completa, clique aqui.

O que: Bibliotecas iniciam o ano com uma série de exposições culturais;

Quando: Mês de janeiro de 2019;

Onde: Bibliotecas públicas do Estado da Bahia.