Bibliotecas

04/01/2019 11:54

Bibliotecas celebram o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

bb


O dia 30 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Quadrinho. Essa data foi escolhida em 1869 quando Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense a primeira história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.


Com o intuito de comemorar essa data, bibliotecas públicas da Bahia estão com programações que lembram esse dia. A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) promove exposição de gibis raros e valiosos, de 02 a 31de janeiro, no salão de exposição da subgerência de periódicos, de 08h às 18h.


Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) o destaque da memória do gibi será o personagem Pateta, criação dos estúdios Walt Disney, da década de 1932. Os quadrinhos retratam o Pateta que ganha uma viagem de férias e o público tem acesso a diversas revistinhas raras, além de conhecer melhor esse divertido personagem. A atividade Pateta de férias está na gibiteca da biblioteca, de 02 a 31 de janeiro, de 8h30 às 17h.


De acordo com a diretora da BIML, Patrícia Porto, "a iniciativa tem o objetivo de ressaltar a importância do gibi na iniciação da leitura de crianças e jovens, pois muitos se interessam a ler através desse gênero literário", disse ela. Ainda segundo Porto, "a biblioteca conta com nove mil gibis em seu acervo e é uma oportunidade para as pessoas conhecerem esse material", acrescentou a diretora.


Já a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/CostaAzul) está com exposição que mostra a origem e curiosidades desse gênero literário, disponibilizado um espaço para leitura de clássicos como, por exemplo, a Coleção Marvel, Turma da Mônica, Turma da Luluzinha, entre outros. Essa programação está disponível de 04 a 31 de janeiro, de 08h30 às 17h.


As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.


Serviço

O que: Bibliotecas celebram o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos durante o mês de janeiro;
Quando: Mês de janeiro de 2019;
Onde: Bibliotecas públicas do Estado da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.