Bibliotecas

02/01/2019 15:35

Histórias de personagens importantes da cultura da Bahia estão disponíveis na Biblioteca Virtual

1

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP) visa tornar acessíveis obras sobre a história e cultura da Bahia. Com possibilidades de recursos de multimídia, a BVCP deixa a leitura com mais disponibilidade de informações levando conteúdos a diversos interessados em vários lugares do mundo.

“Conseguimos ter uma biblioteca pública de acesso universal, e isso fortalece a divulgação da nossa história. É uma iniciativa institucional do Governo do Estado que faz parte da Política de Democratização de acesso à cultura”, disse o coordenador da BV, Clíssio Santana.


Neste mês de janeiro, o espaço destaca algumas publicações já realizadas como a exposição o Cuíca de Santo Amaro. Quem conheceu a cidade da Bahia entre as décadas de 40 e 60, possivelmente, teve o prazer e a dor de circular pelas enladeiradas ruas e vielas da velha cidade de São Salvador. Em meio a prédios, ladeiras, bares, comícios, frutas, verduras e brigas, já deve ter visto o personagem Cuíca de Santo Amaro, poeta que fez história no seu tempo e tornou-se um dos personagens populares das ruas de Salvador. Nesta perspectiva, confira sobre sua vida e obra na exposição D’ele o Tal! Cuíca de Santo Amaro! (Clique aqui)


Na categoria séries especiais, está disponível Amélia Rodrigues: entre terços, letras e política. A jovem Amélia Rodrigues foi uma moça de formação densa, não seguiu o destino traçado para si, mas construiu e trilhou o seu próprio. Dedicada, ostentava erudição e logo não demorou a manifestar um interesse especial em lecionar. Em 1883, iniciou sua carreira docente como professora primária em Santo Amaro, em 1891, mudou-se para Salvador para assumir um cargo – através de concurso – no magistério público da capital, e oficializou-se na profissão para se tornar mestra, como eram conhecidos os profissionais de educação da época. (Saiba mais clicando aqui)


O dia 25 de janeiro é marcado pelos 184 anos da Revolta dos Malês. Não só por essa, mas por tantas outras como, por exemplo, Revolta de Itapuã, Sabinada e Búzios, que aconteceram na Bahia nos séculos XVIII e XIX, a BVCP disponibiliza o Dossiê Revoltas. O objetivo é apresentar ao público alguns movimentos que aconteceram, principalmente, na cidade de Salvador. (Cliquei aqui)


O site está disponibilizando no seu acervo o jornal O Alabama, periódico crítico que circulou ao longo de quase três décadas em meados do século XIX. O acesso virtual é fruto da parceria entre o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a Fundação Pedro Calmon (FPC). (Confira aqui)


A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia. O seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referentes ao tema. As exposições virtuais e websites produzidos pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé/Fundação Pedro Calmon têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a História da Bahia, seus acontecimentos, personagens e pessoas que ajudaram a construir a nossa História.

Mais informações através do link: www.bvconsueloponde.ba.gov.br


Serviço

O que: História e cultura na Biblioteca Virtual, neste mês de janeiro;
Quando: Mês de janeiro de 2019;
Onde: Bibliotecas públicas do Estado da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.