Fundação Pedro Calmon

06/02/2019 11:29

Fundação Pedro Calmon participa da 11º Bienal da UNE

1


Começa hoje (6) e vai até domingo (10) a 11ª Bienal da UNE. Mais de 10 mil estudantes do país se reúnem na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A participação da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à SecultBA na Bienal foi baseada no principio de incentivo ao livro, à leitura, memória da Bahia e “no direcionamento em propor atividades para fortalecer a cultura e a identidade da cidade”, afirma o Clayton Maciel, assessor técnico da FPC.

Através da diretoria do Livro e da Leitura (DLL), a FPC vai doar mil livros na Bienal. A Feira Literária estará localizada na Tenda da Praça das Artes da (UFBA), Campus Ondina, juntamente com a Biblioteca de Extensão (Bibex), que vai desenvolver atividades infantis ao longo dos dias com visitações a unidade móvel, desenho e pintura, entretenimento e exposição de livros sobre cultura baiana para o público infantojuvenil.

Outro destaque da programação da FPC acontece na quinta-feira (7), às 10h. O Centro de Memória da Bahia (CMB) promove uma caminhada entre a história e a arte na cidade de Salvador, com o professor Dr Sérgio Guerra Filho. Num percurso pelos cinco dos mais importantes museus da cidade, com foco nas influências da diáspora africana na cultura afro-brasileira.

Sobre a Bienal - Ao longo de seus 20 anos, a Bienal da UNE se caracterizou como principal instrumento de mapeamento e difusão da produção artística desenvolvida por jovens estudantes brasileiros. Esse reconhecimento se dá pela realização de uma grande mostra estudantil, ponto central do festival.

Além das mostras culturais, shows e seminários dentro da programação também acontecerão os encontros da base do movimento estudantil que trarão debates conjunturais, educacionais e de organização do movimento estudantil.

A Bienal da UNE foi criada em 1999 e tem como norte a investigação e celebração dos elementos mais intrínsecos da brasilidade, algo como o DNA do Brasil, a formação do seu povo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.