Bibliotecas

13/05/2019 10:30

Bate-papo destaca reciprocidade entre Liberdade de imprensa e Democracia

1


Os dias atuais estão marcados por bombardeios de fake news e isso gera uma necessidade de informações claras e verdadeiras sobre fatos e acontecimentos. Neste sentido, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Salvador (BJMJr/Rio Vermelho) promove bate-papo sobre Liberdade de Imprensa e Ética Profissional.

 

A atividade acontece na quinta-feira (16), às 14h, com a convidada Carmela Talento, criadora do Blog do Rio Vermelho. O bate-papo visa uma interação com o público através de uma conversa sobre a relevância da liberdade de imprensa no fortalecimento dos regimes democráticos e a responsabilidade dos profissionais que exercem essa atividade.

 

A Constituição de 1988 reservou um capítulo específico para a comunicação social (arts. 220 a 224). Ele trata de temas relevantes para a sociedade, ao disciplinar a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a censura, a propriedade das empresas jornalísticas e a livre concorrência.

 

Nesse contexto, a Constituição assegurou a mais ampla liberdade de manifestação do pensamento (arts. 5º, inciso IV e 220). No que tange especificamente à liberdade de imprensa, a Constituição é expressa: “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social” (art. 220).

 

Para a diretora da BJMJr, Débota Leitão, “falar sobre liberdade de imprensa é importante para o fortalecimento do regime democrático de direito, como também mostrar a importância do papel dos profissionais que exercem essa atividade”, afirma Leitão. Ainda segundo ela, “essa atividade é em homenagem ao Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, celebrado em 03 de maio pela UNESCO, com o objetivo de defender a mídia de ataques contra sua independência e prestar homenagens aos profissionais que perderam suas vidas no exercício de sua profissão”, acrescenta a diretora.

 

 

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJr), localizada  no bairro do Rio Vermelho, oferece ao público diversas atividades culturais como contação de histórias, oficinas literárias, lançamento de livros, palestras entre outras atividades. Com um acervo estimado em mais de 25 mil exemplares, a unidade possui seis setores: Infantil, Pesquisa, Circulante, Periódicos, CDC - que oferece acesso gratuito à internet - e o Espaço Caramuru, onde os usuários encontram uma das mais importantes fontes para pesquisa sobre a história do Rio Vermelho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h30 às 12h.

 

Serviço
O que: Bate-papo destaca reciprocidade entre Liberdade de imprensa e Democracia;
Quando: Quinta-feira (16), às 14h;
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Salvador (BJMJr/Rio Vermelho).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.