03/06/2019 09:10

Arquivo lança conteúdo digital em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos

1

O 9 de junho é o Dia Internacional dos Arquivos e pensando nisto, o Arquivo Público do Estado da Bahia preparou ações digitais especiais para celebrar a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos. De 3 a 6 de junho, a unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) integra a programação, que também reúne outras instituições de memórias de todo o país, e oferecem uma programação com a finalidade de ampliar a visibilidade e a inserção dos arquivos na sociedade brasileira.

Fechado desde fevereiro deste ano por conta de reformas no prédio, o Arquivo disponibilizará no site da FPC, na segunda-feira (03), o Guia Digital do Acervo Documental do APEB. De acordo com a diretora do Arquivo, Teresa Matos, o guia “reúne registros descritivos digitais sobre o APEB e os fundos documentais, de natureza pública, além de fundos privados, produzidos ou acumulados por pessoas e/ou entidades, adquiridos por doações”, afirma Teresa.

2

Na terça-feira (4), o APEB oferece a Exposição Virtual: Cartas Régias e a Cidade do Salvador (1648-1821). A mostra tem a finalidade de difundir a singularidade das Cartas custodiadas pelo Arquivo Público, direcionadas ao cotidiano da cidade de Salvador. Lembrando que este conjunto documental é registrado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, desde 2013. Outro documento que será lançado é referente ao conjunto de ações realizadas pelo Arquivo Público do Estado da Bahia, intitulado Jornal de um só dia: Ações do APEB em destaque. Nele, o Arquivo traz dados como quantidades de documentos preservados e digitalizados, visitas monitoradas e atividades na sede.

Outra novidade é a estreia da série virtual O Que é Gestão de Documentos? que semanalmente apresenta informações sobre a gestão de documentos arquivísticos, nas redes da Fundação. Esta iniciativa pretende aproximar o público da função do arquivista e da estrutura dos arquivos possui e de acordo com Teresa Matos, esta série também visa valorizar o serviço do APEB, “que presta orientação técnica sobre gestão de documentos arquivísticos aos órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo Estadual”.

3 4

O serviço de atendimento ao público do APEB encontra-se temporariamente suspenso, devido às obras de restauração do imóvel que seguirão até o segundo semestre de 2019.

Sobre a Semana Nacional – A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. Organizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, a 3ª Semana tem como principal objetivo a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade.

1

ACESSE O ICAATOM, CLIQUE AQUI

ACESSE A EXPOSIÇÃO ONLINE

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), localizada na Baixa de Quintas, oferece atendimento presencial e à distância, emissão de certidões, visitas monitoradas, gestão de documentos e orientação técnica aos arquivos públicos municipais, além de palestras, ciclos de debates, visitas guiadas, base de dados para pesquisadores. O Arquivo Público reúne documentos textuais, manuscritos e impressos, produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano. O APEB funciona de segunda à sexta das 8h30 às 17h.

Serviço:

O que: 3ª Semana Nacional de Arquivos