Centro de Memória

04/07/2019 15:30

Musica, Caminhada e aula marcam a Rota em Itaparica

1

Na manhã desta quinta-feira (04), as ruas da Ilha de Itaparica receberam a Caminhada Cívica que integra a Rota da Independência, realizada pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O evento, que conduziu dezenas de pessoas da Biblioteca Juracy Magalhães Jr até as dependências da Fortaleza de São Lourenço, também fez parte do encerramento dos festejos pela Independência do Brasil na Bahia do município.

3 3

A secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esporte de Itaparica, Grazielle Campos, comentou que eventos como a Rota da Independência mantêm viva a memória do povo da Ilha. "É importante para transmitir às crianças e os jovens locais, as tradições e a história Itaparicana nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia", concluiu a secretária.

"Vim com minha mãe. Ela nos trouxe para ouvir sobre como nossos passados lutaram pela independência da Bahia", explicou, animadamente, Aiane Moraes de 12 anos. Ela esteve presente com seus dois irmãos, Caio e Antônio, e sua mãe, Dona Luiza. Eles assistiram a aula da professora da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Patrícia Veronica, proferida no Forte.

4 5

Segundo a professora, os baianos viviam um contexto intenso de manifestações por conta das insatisfações com o regime político do período. "Na época, Itaparica era ponto de distribuição entre Salvador e outras cidades, além de produzir farinha - ingrediente base da alimentação do período - se tornando ponto estratégico para as batalhas do período. Itaparica resistir a invasão foi essencial para a consolidação da Independência da Bahia", finalizou Patrícia.

Itaparica é a sexta parada da Rota da Independência, que nesta edição tem a parceria do Centro de Culturas Populares e Identitarias (CCPI) e ainda passará pelo municípios de Cairu e Maragojipe. A Caminhada contou com a participação do Grupo Cultural os Guaranis, da ilha de Itaparica, e foi animada pela Fanfarra Falcons da Ilha, da Ilha de Vera Cruz.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.