Fundação Pedro Calmon

12/09/2019 13:50

Governo da Bahia lança atividades de Pré-Festival Literário em escola de Cajazeiras

1


Com o objetivo de mobilizar estudantes e moradores do bairro de Cajazeiras para o 1° Festival Literário Nacional (Flin), o Governo do estado da Bahia realiza evento de abertura da programação de atividades que antecedem o festival.

Nomeado de Pré-Flin, o projeto reúne entre os meses de setembro, outubro e novembro atividades culturais nas escolas do bairro, com abertura oficial neste sábado (14), às 08h30, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras IV.

Na ocasião, será feita uma apresentação das atividades programadas até o mês de novembro. Estarão presentes para o lançamento, representantes de órgãos estaduais envolvidos na realização do projeto, como os secretários de Educação Jerônimo Rodrigues, de Cultura Arany Santana e o diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo, responsável pela coordenação do Festival.

“O Festival Literário Nacional – diversas leituras e novos caminhos é um diferencial importantíssimo para que a gente apresente a distinção entre este festival e as demais festas literárias existentes”, explica Zulu Araújo sobre a essência da realização do Pré-Flin. Ele ainda acrescenta que a “a mobilização da comunidade, da juventude, dos estudantes da área para participação neste festival atende a demanda apresentada pela comunidade e pelo próprio segmento, a partir de experiências em outros eventos literários”, conclui.

Além de marcar a abertura das atividades da Pré-Flin, o encontro segue com intervenção de dança, bate-papo com os estudantes, aulão para o Enem, além de sorteio de livros.


Pré-Flin - Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas através do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia para jovens vestibulandos.


Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).



Mais Informações:

1


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.