Bibliotecas

16/09/2019 15:50

Música e poesia celebram chegada de estação na IV Feira Literária Primavera das Letras

 1


A mistura de música e poesia dá o tom da IV Feira Literária Primavera das Letras, que acontece na sexta-feira (27), às 9h, na Biblioteca Juracy Magalhães (BJMJr/SSA), no Rio Vermelho. O evento reúne diversos escritores e cordelistas baianos em comemoração ao aniversário da unidade, que completa 51 anos esse ano, e a chegada da primavera, que começa dia 23.


A IV Feira acontece há 6 anos com uma grande estimativa de público, entre jovens e adultos. Segundo Débora Leitão, diretora da BJMJr, esse ano o sarau conta com a presença de Ester Ferreira, Pérola Bensabath, Delson Borges, Palmira Heine, Carlos Alberto Barreto, Dalva Trindade, Zezão Pereira, Juvenal Payayá e Paulo Chagas. Além de um bate-papo com os autores e apresentação de músicas autorais dos artistas Paulo Chagas e Ivan Barbosa. 

 

"É uma atividade gratuita, com intuito de mostrar ao público escritores e poetas baianos e promover a interação entre esses escritores e o público através de um sarau cultural com microfone aberto", conta Débora. 

 

A diversidade de escritores vai permitir um encontro com diferentes gêneros literários, uma oportunidade especial para quem gosta de literatura e tem interesse por escritores independentes. 

 

Um dos artistas convidados é o músico e escritor Paulo Chagas, que participa pela segunda vez da Feira Primavera das Letras, e vai falar sobre a relação da literatura com a música - tema de seu livro, lançado em 2017 -, as demais expressões artísticas e como o jovem pode canalizar a própria energia para as artes. Chagas é formado em música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e já realizou concertos no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e em outras cidades do Brasil. 

 

Os contadores de história e o público infantil também terão a oportunidade de conhecer Palmira Heine. Às 9h, ela participa de uma mesa sobre literatura infantil e vai falar um pouco sobre a importância da literatura infantil na formação de leitores e cidadãos críticos e a importância da contação de histórias como elemento que proporciona a criança o contato com a literatura pela via oral. 

 

"A contação de histórias funciona como uma aliada da literatura infantil, unindo elementos da ludicidade e das imagens com a prática oral". Palmira trabalha em seus livros temas como meio ambiente, ter e ser,  sonho, importância de criar raízes e aspectos da cultura baiana. 

 

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJr), localizada  no bairro do Rio Vermelho, oferece ao público diversas atividades culturais como contação de histórias, oficinas literárias, lançamento de livros, palestras entre outras atividades. Com um acervo estimado em mais de 25 mil exemplares, a unidade possui seis setores: Infantil, Pesquisa, Circulante, Periódicos, CDC - que oferece acesso gratuito à internet - e o Espaço Caramuru, onde os usuários encontram uma das mais importantes fontes para pesquisa sobre a história do Rio Vermelho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h30 às 12h.


 

Serviço:

O que: IV Feira Literária Primavera das Letras.
Quando: 27 de setembro, às 9h.
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Salvador (BJMJR/Rio Vermelho).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.