Fundação Pedro Calmon

16/09/2019 18:30

Empreendedores de Cajazeiras têm primeiro encontro formativo sobre cooperativismo na Pré-Flin

setre


A semana começou com uma partilha de conhecimentos sobre cooperativismo entre microempreendedores de Cajazeiras e o Governo do Estado. A atividade, que é parte da Pré-Flin (Festival Literário Nacional), deu início nesta segunda-feira (16) a uma série de encontros formativos promovidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), sobre empreendedorismo, formalização e êxito na gestão autônoma. 

 

O objetivo dos encontros é a aproximação da comunidade local e o firmamento de uma parceria que contribua para a promoção da economia solidária na região. Segundo Igor Teixeira, representante do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), o fortalecimento do cooperativismo possibilita que os grupos se auto sustentem e dependam menos das políticas públicas. 


Estima-se que no Brasil 296 mil pessoas estejam empregadas em 6.586 cooperativas, conforme dados divulgados pela Setre em 2014. “Daí a importância desse encontro e da reunião de grupos de empreendedores para acesso a essa formalização, destacando facilidades como o microcrédito e a importância da geração de renda dentro da economia solidária e do desenvolvimento mesmo do trabalho de vocês”, frisou Mércia Porto, coordenadora de inovação e fomento à economia solidária da Setre. 


As atividades com os empreendedores continuam até o início de novembro, quando termina a Pré-Flin, com um encontro já agendado para a quarta-feira (25), às 14h, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na Fazenda Grande 2.

 

Pré-Flin - Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas através do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil nos próximos três meses com jovens vestibulandos.



Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.