Fundação Pedro Calmon

18/09/2019 12:00

Escolas estaduais de Cajazeiras recebem atividades culturais e educativas durante Pré-Flin

Uma série de atividades artísticas e educativas compõe a programação da Pré-Flin, em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), em 4 das 21 escolas estaduais de Cajazeiras durante os dias 20 e 21 de setembro.  Os colégios Renan Baleeiro, Nelson Barros, Raymundo Gouveia e Eduardo Bahiana receberão oficinas de artes, bate-papo, stand de doação de livros, aulão preparatório para o Enem, entre outras ações. 

Na sexta-feira (20), além de um bate-papo com o estudante vencedor da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, Maicon Douglas e o seu professor e orientador Jorge Lúcio Rodrigues das Dores, os estudantes do Colégio Estadual Renan Baleeiro terão acesso ao balcão de distribuição de livros da Campanha Leia e Passe Adiante. Buscando incentivar a leitura e a noção de que cada indivíduo seja um multiplicador do saber, será distribuído um total de 400 livros.

“Durante as ações promovidas, há uma sensibilização feita corpo a corpo, para fazer o leitor entender a importância de dividir o livro, de fazer circular entre a família e os amigos. As pessoas têm respondido muito positivamente. Algumas até surpresas com a possibilidade de ganhar um livro de sua escolha”, reforça a diretora do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) Bárbara Falcón, responsável pela ação. 

Na ocasião, o Colégio Estadual Professor Nelson Barros também recebe a Biblioteca de Extensão (Bibex), com diversas atividades educativas e os alunos do Colégio Estadual Professor Raymundo Gouveia aprendem a produzir cartazes de tipo lambe-lambe para escrita e compartilhamento de poesias com ilustrações e grafismos. A atividade será ministrada pela escritora e artista gráfica Laura Castro.

Para finalizar a programação de setembro da Pré-Flin, no sábado (21), o destaque será o Aulão sobre História da Bahia na História do Brasil. Uma parceria do Centro de Memória da Bahia (CMB) com o projeto Universidade Para Todos (UPT), a aula será ministrada pelo professor Adenilton Silva Santos, das 8h30 às 10h30, no Colégio Estadual Eduardo Bahiana. Ao final da aula será sorteado um livro referência do tema estudado. 

Para Clíssio Santana, coordenador da Pré-Flin, as ações têm a cultura e a educação como eixos de desenvolvimento humano e é fundamental no processo de fortalecimento emancipatório da juventude. “A educação e a cultura  devem trabalhar nesse horizonte: na busca e no alargamento de novas leituras e caminhos diversos. Ou seja, com mais cultura se aprende ainda mais e com mais educação, se produz mais cultura”, diz.  

Nas demais escolas de Cajazeiras também ocorrem 12 horas seguidas de atividades culturais, como parte do #TransformaÊ, projeto da SEC que visa integrar as escolas, as famílias e a comunidade local. 

Pré-Flin - Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas, através do TransformaeÊ, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil, que será realizado em diversas escolas durante os próximos três meses.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

 

Programação:

Sexta-feira (20/09)

De 8h30 às 10h30 – Colégio Estadual Renan Baleeiro – Bate-papo com o estudante Maicon Douglas e seu professor Jorge Lúcio Rodrigues das Dores, ganhadores da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências. + sorteio de livros do projeto Leia e Passe adiante, projeto da DLL/FPC.

De 8h às 17h – Colégio Estadual Renan Baleeiro – Distribuição de livros do Leia e Passe Adiante.

Das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30 – Colégio Estadual Professor Raymundo de Almeida Gouveia – Oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com a escritora, professora e artista gráfica Laura Castro.

De 9h às 16h – Colégio Estadual Professor Nelson Barros -- Contação de histórias; Oficinas de artes, visita guiada à Biblioteca Móvel com exposição do acervo formado por livros de literatura infanto-juvenil, e atividades de entretenimento cultural: jogos e brincadeiras.

Sábado (21/09)

De 8h30 às 10h30 – Colégio Estadual Eduardo Bahiana -- Aulão Pré-Enem sobre História da Bahia na História do Brasil, parceria do Centro de Memória da Bahia (CMB) com o Universidade Para Todos (UPT).

 

 

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.