Bibliotecas

06/11/2019 09:40

Rodas de conversa trazem debates sobre o racismo na programação do Novembro Negro

Pensando em ampliar as discussões sobre temas sensíveis à população negra, as Bibliotecas Públicas do Estado realizam diversos bate-papos em suas dependências.

Na segunda-feira (11), às 9h, em Itaparica, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Itaparica) conta com a presença da Miss Bahia 2019 Kelly Alves, onde o tema Preconceito no Mundo da Moda promove diálogos sobre racismo na indústria do vestuário.

Já em Salvador, na unidade do Rio Vermelho, a BJMJr põe na mesa um diálogo sobre feminicídio, misoginia e antirracismo. O Bate-papo Insurgente: (Re) Existência Negra acontece na sexta-feira (21), às 14h, no Setor de Pesquisa da biblioteca.

Enquanto isso, os 221 anos da Revolta dos Búzios viram tema central da palestra O Heroísmo Negro e a Revolta dos Búzios: a busca pela democracia e pelos direitos. A Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul) convida a historiadora Imária Rios Barreto para trazer a discussão na quinta-feira (07), das 8h30 às 10h.

Outro destaque fica por conta da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré), onde a educadora social Cris Barros, na sexta-feira (29), às 10h, debate sobre os aspectos históricos da escravidão através da palestra Consciência Negra em Debate.


As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.


Serviço:

O quê: Rodas de Conversa nas Bibliotecas.

Quando: Durante todo o mês de novembro.

Onde: Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.