06/11/2019 10:13

Rodas de capoeira movimentam programação do Novembro Negro

Foto: ASCOM/FPC

Fazendo parte do Projeto Novembro Negro, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul) e a Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJR/Rio Vermelho) promovem encontros do público com capoeiristas.

Na sexta-feira (8), a BPTA recebe, às 15h, os mestres Apache e Pitoco Grafite para homenagear Mestre Bimba, uma das principais figuras da capoeira nacional e autor do estilo regional. Para Alexia Bairon, servidora da unidade, o evento apresenta o mestre para uma nova geração, perpetuando sua memória, "é uma forma de trazer o legado do mestre para a comunidade, principalmente para os jovens".  Na ocasião, o Grupo Tribo estará presente para uma roda de capoeira.

Já na BJMJR, na sexta-feira (29) às 14h, a Escola de Capoeira Dendê de Aro Amarelo se apresenta com o objetivo de difundir a capoeira, musicalidade, vivencias em grupo e respeito à diversidade. Segundo Olga Vidal, servidora da unidade, o evento visa memorar a prática, "o objetivo é valorizar a arte da capoeira e celebrar cumplicidade que existe entre os capoeiristas e apreciadores".

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço:

O que: Capoeira nas Bibliotecas.

Quando: 8 e 29 de novembro.

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo e Biblioteca Juracy Magalhães Jr.