Fundação Pedro Calmon

06/11/2019 10:30

Hábito da leitura é estimulado através da tecnologia, atividades lúdicas e doação de livros no Flin

1

Foto: ASCOM/FPC

Realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), o Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras e Novos Caminhos leva a Cajazeiras literatura, teatro, rap, tecnologia e muito mais.

Com uma programação diversa e para toda a família, um dos destaques é a doação de 1500 livros, ação do projeto Leia e Passe Adiante. A FPC, através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), desenvolve atividades como essa em todo o estado, buscando reforçar os laços entre lazer, leitura e juventude, além da democratização do acesso ao livro. 

Realizada na arena que leva o nome do projeto, a ação é somada a diversas atividades que reforçam o incentivo ao livro e à leitura. Segundo Bárbara Falcón, responsável pela Arena Leia e Passe Adiante, a "programação é voltada ao público jovem, com bate-papos e intervenções artísticas envolvendo linguagens como grafite, rap, cordel, slam e sarau".

Além disso, no Espaço Virtual da arena, as atividades são dedicadas à experimentação da tecnologia no campo da cultura e da educação. Organizado pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, da FPC, o espaço tem o objetivo de proporcionar uma nova experiência sensorial unindo literatura, história, cultura e educação, através de atividades que utilizam óculos de realidade virtual, robô interativo e muito mais.

 

Para os pequenos, a FPC leva diversas atividades que visam entreter de forma divertida e lúdica, trabalhando valores éticos, culturais, sociais e estimulando o hábito da leitura. A programação é diversa e conta com oficinas artísticas, jogos, brincadeiras e contação de histórias.

 

E o destaque da programação, da FPC, no Espaço Infantil é a Cia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré), que apresenta às 15h, a peça A Princesa Dandara. Um conto de fadas que coloca a cultura negra em protagonismo e que tem como objetivo fortalecer o debate sobre o racismo e estimular a autoestima das crianças negras.


Confira aqui a programação completa.


Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR), através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA); do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.flin.ba.gov.br

www.instagram.com/flinoficial

 

 

Serviço:

O que: Festival Literário Nacional (Flin); Diversas Leituras & Novos Caminhos.

Quando: De 12 a 15 de Novembro.

Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.