Livro e Leitura

08/11/2019 17:00

Premiação de concurso para jovens escritores acontece no Teatro Castro Alves

1


Após bater recordes e superar expectativas, chega a hora de premiar os estudantes que venceram o V Concurso Para Escritores Escolares de Poesia e Redação com obras que expõem sentimentalidades, revolta e senso crítico.

Por meio da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), o evento de premiação acontece na quinta-feira (28), às 16h, no Foyer do Teatro Castro Alves para encerrar a quinta edição do Concurso que teve mais de 1.200 inscritos, possibilitando que os 27 Territórios de Identidade fossem atingidos através das 232 escolas participantes.

Para a diretora da DLL, Bárbara Falcón, só há motivos para celebrar, pois é um momento de emoção reunir os participantes. "Comemorar com eles a V edição do Concurso com o lançamento de uma antologia com todos os trabalhos selecionados será mais emocionante ainda", diz Bárbara.

A diretora vai além ao comentar a respeito das expectativas para a próxima edição. De acordo com Bárbara, todos os anos são batidos novos recordes não apenas pela quantidade, mas pela qualidade dos textos inscritos e apresentados ao Concurso.

"Acredito que cada estudante selecionado torna-se um multiplicador. Cada professor que se envolve, um aliado. Espero que sigamos na trilha, incentivando jovens talentos e promovendo o livro e a leitura", frisa a diretora.

O Concurso - Criado em 2014, tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a juventude escritora. Na última edição, em 2017, recebeu mais de 1.200 inscrições e premiou 18 estudantes e escolas que se destacaram com número de inscritos. ​Os vencedores receberão prêmios como: tablets; kits contendo livros; pôster ilustrado em tamanho A2 do texto selecionado; leitor de e-book; entre outros.

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.


Serviço:
O quê: Premiação do V Concurso Para Escritores Escolares de Poesia e Redação.
Quando: Quinta-feira (28), às 16h.
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.