Bibliotecas

14/01/2020 15:40

Atividades lúdicas são dedicadas aos idosos no Rio Vermelho

1

Segundo um levantamento realizada em 2018 pela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PENAD), a população brasileira é formada por cerca de 2 milhões de idosos. Na Bahia, o número corresponde a quase 300 mil pessoas com idade a partir dos 60 anos.

Apesar do mês do idoso ser celebrado em outubro, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJR/Rio Vermelho) desenvolve atividades culturais para este público há 10 anos. Um exemplo disso é a ação que acontece nesta sexta-feira (17), das 14h às 17h.

A unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) realiza um bingo junto ao Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), órgão vinculado à Superintendência de Assistência Social Integral à Saúde (SAIS). O objetivo é auxiliar o desenvolvimento cognitivo de idosos através de um momento de lazer.

Além de brincadeiras e jogos, vai ser realizado um bate-papo com a psicóloga Cintia Lydner e a terapeuta Milene Maciel. As profissionais vão discutir sobre convívio social, memória afetiva e a importância da descontração para a saúde mental.

Segundo a servidora Maria José Leal, da BJMJr , a atividade "é importante para o desenvolvimento cognitivo dos idosos, bem como proporcionar um momento lúdico e prazeroso".

Ela ainda dá dicas de como os idosos podem utilizar as bibliotecas para além deste momento. "Os idosos poderão utilizar as bibliotecas, participando das suas atividades culturais, tais como as oficinas literárias, artísticas, musicais, e de informática, além dos saraus poéticos e das contações de histórias", sugere.


A Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJr), localizada  no bairro do Rio Vermelho, oferece ao público diversas atividades culturais como contação de histórias, oficinas literárias, lançamento de livros, palestras entre outras atividades. Com um acervo estimado em mais de 25 mil exemplares, a unidade possui seis setores: Infantil, Pesquisa, Circulante, Periódicos, CDC - que oferece acesso gratuito à internet - e o Espaço Caramuru, onde os usuários encontram uma das mais importantes fontes para pesquisa sobre a história do Rio Vermelho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h30 às 12h.


Serviço:

O quê: Bingo do Creasi.

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio vermelho).

Quem: Cintia Lydner (psicóloga) e Milene Maciel (terapeuta).

Quando: Sexta-feira (17), a partir das 14h.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.