Bibliotecas

03/02/2020 11:10

Carnaval é tema de atividades nas Bibliotecas Públicas do Estado

1


Em fevereiro, as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia realizam uma programação especial voltada para o carnaval. Durante todo o mês, as unidades desenvolvem oficinas de fantasias, contações de histórias sobre o tema, bailes e muito mais.

 

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré), o mês começa com a contação do livro Carnaval na Floresta, de Rose Sordi. Nas terças-feiras 4, 11 e 18, às 10h, a unidade recebe o público para a atividade que é seguida de uma oficina para confecção de mamãe sacode. Além disso, na sexta-feira (14) às 15h, a BIML oferece uma oficina de máscaras e, em seguida, as crianças podem participar de um baile de carnaval que, segundo a servidora Thaiane Oliveira, tem como objetivo “resgatar o carnaval de antigamente, através das músicas e brincadeiras”.

 

E a Biblioteca Juracy Magalhães Jr de Salvador (BJMJR/Rio Vermelho), na terça-feira (11) às 9h, promove a contação do livro A fantasia, de autoria de Tenê. E ainda, na sexta-feira (14) às 14h, a unidade recebe idosos para uma oficina de bloco de anotações, tendo como capa desenhos carnavalescos. Débora Leal, diretora da unidade, considera a atividade importante, pois promove entretenimento, socialização e “além de auxiliar na coordenação motora dos idosos, ajuda a ativar a memória”.

 

Já na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), na sexta-feira (14), acontece um dia de atividades temáticas. Às 10h, acontece a contação do livro O carnaval do Jabuti, de Walmir Ayala, logo em seguida as crianças podem participar de uma oficina de máscaras e, encerrando o dia, às 15h, acontece um baile de carnaval no setor infantil da unidade.

 

Além disso, a BCEB também desenvolve oficinas de construção de instrumentos musicais com matérias recicláveis, as aulas acontecem na quarta- feira (05) e na sexta-feira (07), às 10h e às 15h. A mesma oficina é ofertada pela BIML nas quartas-feiras 11, 12 e 19, ás 15h. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Clique aqui e acesse a programação completa.


Verão nas Bibliotecas, clique aqui.

 

 

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

 

Serviço:

O que: Programação especial de Carnaval.

Quando: Fevereiro.

Onde: Nas Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.