Fundação Pedro Calmon

06/02/2020 11:10

Quinta-feira é dia de lembrar momentos vividos nas Bibliotecas Públicas

1 2


A saudade está atrelada às lembranças do que já foi vivido, e no dia em que é celebrado esse sentimento, que tal relembrar alguns eventos em destaque realizados pelas Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia?

Em mais de 200 anos de história, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) tem muito o que contar. Mas, em 2018, a unidade da FPC/SecultBa destaca a exposição 220 anos da Revolta dos Búzios, realizada no Shopping Center Lapa, onde as mais de 3 mil pessoas que estiveram no evento puderam ter contato com a história de luta protagonizada por escravizados, libertos e trabalhadores.

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio Vermelho) sente saudades de uma ação realizada em 2015, na qual as psicólogas Janine Soub e Wilma Fróes, profissionais do Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI), foram convidadas para a realizarem a Oficina de Memória.

Com isso, idosos do Creasi fizeram exercícios de estimulação, trabalharam a atenção, a memória e a concentração. No mesmo ano, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a BJMJr/Rio Vermelho executou a Oficina Literária Teoria Vivencial, na qual as psicólogas Flávia Simões, Janine Soub e Wilma Fróes trouxeram reflexões acerca do perfil brasileiro na terceira idade.


3 5 4


Mas a Biblioteca de Extensão (Bibex), por exemplo, ressaltou sua participação na 1ª Festa Literária de Santo Estevão (Flise), em 2019, na qual cerca de 300 crianças participaram das atividades realizadas pela biblioteca móvel da FPC/SecultBa, dentre contação de história, exposições, shows e outros atrativos nos três dias da Flise.

Nas palavras do servidor da Bibex, Raí Santana, a biblioteca “leva leitura para o público, tem um conteúdo didático com jogos educativos, oficinas artísticas e uma dinâmica envolvendo toda equipe”.

No mesmo ano, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul) realizou o bate-papo Drogas! – O Diálogo Faz a Prevenção, no qual os alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo puderam conversar com a psicóloga Daniela Duarte, especialista em Atenção ao Uso de Drogas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma atividade que integrou o Projeto Saúde Nas Bibliotecas.


6 7 8


Além disso, a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho) relembrou A História do Sítio do Pica Pau Amarelo com a criançada que frequenta a unidade. Filmes foram exibidos, oficinas literárias foram realizadas e bonecos confeccionados pelo público infantil com personagens da história do escritor Monteiro Lobato.

Para fechar o combo das lembranças, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) destaca o seu aniversário de 69 anos. A BIML é uma das unidades mais antigas da FPC, e para celebrar a data, a biblioteca convidou estudantes de diversas escolas para participarem da festa.

A servidora Thaiane Conceição define o momento como “emocionante”, pois é “um dia para se reviver muitas vezes”, além de ter ocorrido o lançamento do V Concurso Para Escritores Escolares de Poesia e Redação, realizado pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) e visa estimular o talento de jovens escritores baianos.



As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.