Fundação Pedro Calmon

10/03/2020 10:50

FPC adiciona literatura e entretenimento à 2ª Edição da Flipo

1

Entre os dias 12 e 14 deste mês, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) participa pela primeira vez da 2ª edição da Feira Literária do Poeta (Flipo), em Castro Alves. Esse ano o homenageado é o escritor Jorge Amado.

Tendo como público-alvo a comunidade estudantil e adultos da circunvizinhança, a FPC integra a programação da Flipo com atividades que unem entretenimento e incentivo à leitura, pautadas nas estratégias e ações definidas no Plano Estadual do Livro e da Leitura do Estado da Bahia (PELL).

Para a diretora da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), Bárbara Falcón, a participação da FPC na Flipo leva ações desenvolvidas para democratizar o acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, pois, segundo ela, o evento “incentiva e difunde a produção literária baiana e dinamiza a cadeia produtiva do livro”.

Um dos destaques do evento vai para a Exposição Escritores Escolares, que acontece na quinta-feira (12), às 9h, dentro do Casarão do Poeta, localizado no Espaço Castro Alves.

“Esta exposição é resultado de um trabalho importante que foi fruto da V edição do Concurso. E contou com 1.216 inscritos de 82 municípios da Bahia, envolvendo 240 escolas distribuídas por todos os 27 Territórios de Identidade do estado. A exposição conta com 22 painéis ilustrados”, reforça Bárbara.

Ainda no mesmo dia, no Espaço Jorge Amado, que fica na Praça Dionísio Cerqueira, a Biblioteca de Extensão (Bibex) leva para a Feira atividades lúdicas, onde as crianças constroem passadeiras e viseiras com o nome da Feira estampada.

Já na sexta-feira (13), a Exposição Poesia é Coisa de Mulheres, assinada por Bete Capinan, da Editora Oiti, comemora os 80 anos da escritora Myriam Fraga e exibe 19 painéis sobre a vida da baiana que dirigiu a Fundação Casa de Jorge Amado, além de ter escrito uma biografia sobre o poeta que dá nome à Flipo.

Já no sábado (14), a partir das 10h30, a equipe da Bibex realiza um entretenimento cultural com a criançada participante da Feira. Jogos educativos e brincadeiras de rua movimentarão a Praça Dionísio Cerqueira, garantindo a diversão do público infantil.

A secretária de Educação, Fernanda Carvalho, avaliou a participação da FPC como “essencial” para a realização da Flipo. Para ela, a Fundação promove estratégias que disseminam a importância e estreita a relação entre moradores e a leitura.

“A participação da FPC é essencial para a realização da Flipo, considerando o impacto que a presença das ações da Fundação complementam e credibilizam os nossos principais objetivos, e aproxima a nossa comunidade ao mundo literário, ampliando o universo cultural do recôncavo e da Bahia  como um todo”, avalia Fernanda.



Serviço:

O quê: FPC na 2ª Feira Literária do Poeta (Flipo).

Onde: Castro Alves, no Recôncavo Baiano.

Quando: 12 a 14 de março.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.