Fundação Pedro Calmon

28/07/2020 12:40

Revolta dos Búzios será tema do segundo encontro dos Memórias Contemporâneas

1


Dando continuidade ao objetivo de construção de um espaço de debate no campo da cultura, a 4ª edição do Memórias Contemporâneas entra no segundo ciclo de debate virtual. Promovido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), diretoria ligada à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), o encontro será realizado na próxima quarta-feira (5), às 16h, na página do Youtube da FPC com o professor Flávio Márcio Cerqueira do Sacramento. 


Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela UFBA, dando continuidade aos estudos sobre a Revolta dos Búzios, o historiador vai falar sobre a participação popular no movimento. A aula será mediada pelo diretor do CMB, Walter Silva.⁣ O projeto objetiva a construção de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes e à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias.


De acordo com Walter, a Revolta dos Búzios é "um dos mais importantes movimentos ocorridos na Bahia Colonial". Ainda segundo o diretor do CMB e mediador do debate, será um momento para a sociedade entender "como efetivamente ocorreu, a importância política e histórica, e o legado deixado para a Bahia e o Brasil".


Sobre o convidado – Flávio Márcio Cerqueira do Sacramento, graduado em Licenciatura em História (UFBA), especialista em Metodologia de Ensino na Contemporaneidade (Faculdade Visconde de Cairu/ACEB), mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB), com a dissertação intitulada "De Pardo Infame a Herói Negro: o mestre alfaiate João de Deus do Nascimento", e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela UFBA. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Salvador e da Rede Estadual da Bahia.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.