Centro de Memória

25/08/2020 10:40

Terceiro encontro do Memórias Contemporâneas debate sobre papel da família de Anísio Teixeira

1

Com o título A Trajetória da Família de Anísio Teixeira: notas histórias, o Centro de Memória da Bahia (CMB), diretoria ligada à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), realiza o terceiro encontro da 4ª edição do projeto Memórias Contemporâneas.

Devido às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, esta 4ª edição está sendo realizada de modo on line. Este encontro compõe a programação da Primavera dos Museus e vai contar com a participação da doutora em História Lielva Aguiar e mediação da coordenadora do Memorial dos Governadores da Bahia (MGRB) Zamana Brisa, na quarta-feira (2), às 16h, na página do Youtube da FPC.

De acordo com a coordenadora do MGRB, o debate vai trazer um contexto pouco explorado da vida de Anísio Teixeira como, por exemplo, “a sua origem, criação, família e, principalmente, a interferência e articulação sertaneja nas relações de diferentes esferas de poder”. Ainda segundo Zamana, o debate vai abordar a influência da família de Anísio “que mantinha relações com alguns dos governadores da Bahia”, afirmou.

O projeto Memórias Contemporâneas objetiva a construção de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes e à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias.

Sobre Lielva Aguiar - Possui graduação em História pela (2008). Mestrado em História pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2019). Desenvolve pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil, Bahia, Sertões. Leciona no curso de História da Universidade do Estado da Bahia em Caetité, onde também integra o Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/ CNPq).

Sobre Zamana Lima - Graduação em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Salvador (2009). Especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade de Guanhães (2014) e Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental na Uneb (2019). Museóloga, com Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia UFBA (2016). Integra o Grupo de Estudos em Museologia, Museus e Monumentos (GREMM). Ocupa cadeira efetiva na Academia Caetiteense de Letras, na Bahia. Contribuiu, como diretora, com o Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) e atualmente coordena as atividades do Memorial dos Governadores da Bahia.