Centro de Memória

07/01/2021 16:10

Centro de Memória mantém atendimento remoto a pesquisa e acesso aos acervos em 2021

s


Com o objetivo de difundir a história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, o Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), mantém os atendimentos a pesquisa de forma remota a pesquisadores e profissionais interessados. 

O CMB é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB) e pela Casa Afrânio Peixoto (CAP). E mesmo com a pandemia, ofertou de forma virtual serviços em 2020 por meio de lives e cursos on line.

Os cursos livres para profissionais e interessados na memória do estado tiveram cerca de 900 inscritos e mais de 5 mil visualizações. Além da 4ª edição do Memórias Contemporâneas, que teve mais de mil visualizações, contou com a parceria do Colégio Estadual Alberto Valença que realizou uma série com quatro lives, com cerca de 1.200 visualizações. "Está em andamento a produção de um documentário acerca da importância histórica da comunidade do São Gonçalo do Retiro, onde o colégio está inserido", afirmou o diretor do CMB, Walter Silva. Ainda, segundo ele, o resultado das ações de 2020 é positivo, e ressalta que 2021 continuará com as atividades virtuais. "Infelizmente nesse momento os serviços e as ações presenciais ainda estão suspensos". 

A unidade ligada à FPC disponibiliza mais de 57 mil documentos para consulta on line. Através dos acervos é possível obter informações sobre mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas na Bahia, sobretudo no período republicano. A relação do acervo com as informações dos respectivos Fundos Arquivísticos pode ser acessada aqui.

 

Outro conteúdo digital acessível ao público é o Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia (DBHB). Que é composto por verbetes biográficos de personalidades públicas do Estado, que tiveram atuação política ao longo do período republicano com informações e a respectiva atuação na vida pública. Para acessar o DBHB clique aqui.

O Centro de Memória assim como o MGRB e a CAP vem mantendo o atendimento à pesquisa e acesso aos seus acervos de forma remota, basta entrar em contato por telefone ou e-mail.

Orientações Gerais - Para mais informações do CMB acesse o site www.fpc.gov.ba.br. O atendimento remoto é realizado através dos nossos contatos:

CMB - (71) 3117-6067; E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br.

MGRB - (71) 3117-6928; E-mail: museologia.fpc@fpc.ba.gov.br

CAP - (75) 3334-1728; E-mail: afranio.peixoto@fpc.ba.gov.br

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.