Fundação Pedro Calmon

07/04/2021 14:40

Fundação Pedro Calmon mantém atendimento ao público durante a pandemia

remoto

A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), em meio a segunda onda da pandemia da Covid-19, através de suas unidades, continua prestando atendimento ao público de forma remota.

O Centro de Memória da Bahia (CMB), que é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB) e pela Casa Afrânio Peixoto (CAP), vem mantendo o atendimento à pesquisa e acesso aos seus acervos de forma remota. A unidade da FPC continua ofertando serviços por meio de lives.  Além de disponibilizar mais de 57 mil documentos para consulta on-line do acervo documental, podendo ser acessada aqui. Outro conteúdo digital acessível ao público é o Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia (DBHB).

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) disponibiliza de forma remota os serviços de emissão de certidões, autenticação de cópia de documentos custodiados, à exemplos de ocorrências policiais e de laudo de exame pericial, bem como orientação técnica aos órgãos e entidades da administração pública estadual e aos Arquivos Públicos Municipais. Para solicitar um atendimento o(a) pesquisador(a) precisa acessar o site da FPC e preencher os formulários disponíveis. As visitas guiadas, atividades educativas e atendimentos presenciais, permanecem suspensos. Outra ferramenta disponibilizada pelo APEB é o sistema AtoM, que visa promover a difusão dos documentos e fornecer elementos de descrição, em vários níveis, permitindo ao usuário acessar documentos digitalizados pela unidade.

Já as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia não estão prestando serviços presenciais. As unidades estaduais continuam disponibilizando, mensalmente, a programação cultural virtual no site da FPC e o serviço de renovação de empréstimo de livros pode ser feito de forma virtual utilizando o Sistema Pergamum. Além disso, a FPC está realizando a atualização do cadastro das bibliotecas estaduais e municipais da Bahia.

A coordenação da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), reúne e disponibiliza informação por meio da inclusão digital e aborda temas que tem como finalidade entender um pouco mais a história e a cultura baiana através das diversas linguagens artísticas e culturais. A BVCP reúne conteúdos sobre o 2 de Julho, Dossiê Indígena, Ditadura e censura no Brasil, Revolta dos Búzios, Experiências Quilombolas, entre outros temas.

Contatos:

CMB: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br