Fundação Pedro Calmon

08/04/2021 10:35

#LeiAldirBlanc - Projeto realiza contação de histórias utilizando conteúdos com as temáticas de matriz africana

vvv


O projeto “Viajantes de Papel - contos e encontros africanos” tem o objetivo de contar histórias para crianças em formato audiovisual, a partir de contos e mitos africanos, utilizando os livros do acervo da Biblioteca Comunitária do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, localizada no município de Lauro de Freitas. 


Essa iniciativa vem de encontro a necessidade de produção de conteúdo com as temáticas de matriz africana, oferecendo às escolas e ao público infantil em geral, material para estudos e assim contribuímos para a difusão da história e cultura africana no sentido da constituição e do fortalecimento da identidade cultural do povo preto do Estado da Bahia e do Brasil.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Com o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB), a FPC destinou R$ 3,5 milhões para profissionais da área de cultura que estimulam o acesso ao livro, leitura e escrita no estado. Todas as propostas estão relacionadas à formação de leitores, de mediadores de leitura, à promoção e democratização do acesso a livros. As iniciativas atenderam algumas exigências como a criação de ambientes físicos ou virtuais para a prática da leitura, da escrita ou da divulgação de livros com acessibilidade; o estímulo à formação de redes criativas, sociais e culturais voltadas para o livro, a leitura e a escrita; além do fomento à publicação, autopublicação, intercâmbio e divulgação de autores baianos.


Serviço


O que: Projeto Viajantes de papel - Contos e Encontros Africanos


Quando: abril


Onde:

Instagram - @soraia2666 e @filhos_da_gomeia_oficial

Youtube - Terreiro São Jorge Filho da Gomeia


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.