Fundação Pedro Calmon

30/04/2021 10:40

#LeiAldirBlanc - Pesquisa de mestrado se transforma em museu virtual sobre os Mestres Populares das cidades do Estado

mudicon


O Museu Virtual para Difusão do Conhecimento dos Mestres dos Saberes Populares (MUDICON) é uma plataforma virtual fruto da pesquisa de mestrado da Prof. Ana Carla Nunes que tem como objetivo apresentar o resgate dos saberes e a transmissão dos legados difundindo o conhecimento dos Mestres Populares das cidades do Estado da Bahia. 

 

Defendida em 2017, essa pesquisa de mestrado ganhou corpo, vida, voz e cresceu muito nos últimos anos, se transformando em algo real que busca difundir o conhecimento de pessoas com enorme saber ancestral e cultural que merecem ter a sua trajetória contada e conhecida por todos os amantes da cultura popular do nosso estado.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


A Categoria Memória recebeu R$850 mil, que foram destinados aos 107 proponentes selecionados de toda Bahia. Puderam ser feitas apenas por pessoas físicas, premiando pesquisadores livres ou associados.


A criação, pesquisa e implementação do MUDICON apresenta para todos os pesquisadores, turistas, moradores do estado e amantes da cultura, os saberes tradicionais de muitos mestres populares, infelizmente desconhecidos em nosso Estado. Resgatando assim, biografias, legados e grandes obras produzida por estes mestres, em algumas regiões, tais quais: Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Baia de Todos os Santos.




Serviço


O que: Mudicon - Museu Virtual para Difusão do Conhecimento dos Mestres Populares da Bahia


Quando: abril


Onde:

Facebook – Ana Carla Nunes

Site – http://mudicon.blogspot.com/

Youtube - Mudicon Museu Virtual Mestres dos Saberes


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.