Livro e Leitura

05/10/2021 16:10

Inscrições do VI Concurso para Escritores Escolares se encerram neste domingo

dll

Todos estudantes matriculados regularmente na rede pública ou privada têm até o próximo domingo (10) para se inscreverem no VI Concurso para Escritores Escolares, nas categorias prosa e poesia. O concurso é promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através da Diretoria do Livro e Leitura (DLL) e nesta edição, conta com a parceria da  Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

 

O Concurso para Escritores Escolares é uma possibilidade para estudantes estenderem seus respectivos envolvimentos com as atividades culturais e artísticas De acordo com o diretor do Livro e Leitura, Armando Almeida, esta pode ser uma das formas mais eficazes de incentivo à leitura e à escrita. “O deleite estético torna o aprendizado um processo prazeroso", cita Armando, que ainda acrescenta que existem expectativas positivas e negativas acerca das inscrições desta edição deste ano. “Por conta da pandemia, as escolas não estão funcionando regularmente. Isso tem dificultado o acesso a escolas de muitos municípios.”, destaca. Contudo, Armando acredita que a prorrogação do Concurso para o dia 10 de outubro permite um maior aproveitamento pedagógico, possibilita mais tempo para a criatividade e cativa um maior número de participantes.

 

Nesta mesma linha, o professor de redação e escrita criativa do Educandário Helita Vieira, Anderson Shon, foi o  educador com maior número de alunos premiados no Concurso. De acordo com Anderson, “vê-los produzindo, ler as narrativas que nascem desses trabalhos é o que me faz professor. Livre e Livro são palavras muito próximas, nas tardes em que produzimos narrativas para o Escritores Escolares, na verdade estávamos produzindo liberdade”.

Inscrição - O prazo de inscrição encerra no dia 10 de outubro. Para quem é aluno da rede estadual de ensino, a inscrição pode ser feita na própria escola. Para os demais alunos, a inscrição pode ser feita através do formulário no site da Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Educação (clique aqui). Cada estudante poderá se inscrever em apenas uma das categorias – poesia ou prosa – sendo temática livre e de escolha exclusiva do estudante e caso seja menor de 18 anos, a inscrição deve ser acompanhada da autorização dos responsáveis.Quaisquer dúvidas e esclarecimentos adicionais deverão ser enviados ao e-mail: concurso.escritores@fpc.ba.gov.br.

 

Seleção - Na rede pública, os melhores classificados em cada unidade serão avaliados por uma comissão formada pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Dos NTEs saem os selecionados por uma comissão formada pela SEC e FPC. Os demais estudantes serão diretamente selecionados pela comissão organizada e coordenada pela Fundação e em ambos os casos serão avaliadas a criatividade, coerência, adequação e estruturação do texto, assim como, clareza e a inovação linguística.

 

Premiação - Ao todo, serão 18 premiados nas duas categorias de prosa e poesia. Em ambos casos, o primeiro lugar recebe um notebook mais kit com 30 livros; o segundo lugar um tablet mais kit com 30 livros e o terceiro lugar um leitor de e-book mais kit com 30 livros. Os livros que integram os ‘kits’ serão selecionados pela Fundação Pedro Calmon e a cerimônia de premiação acontecerá em formato virtual.

 

Serviço

O que: VI Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Prosa

Quando: Inscrições até o dia 10 de outubro (Prorrogação das inscrições)

 

EDITAL DO VI CONCURSO

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.