Estrutura

Banner Bibliotecas

Bibliotecas Comunitárias

De acordo com o Ministério da Cultura, considera-se biblioteca comunitária um espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, sendo necessário que a instituição possua um acervo bibliográfico multidisciplinar e minimamente organizado e tenha por objetivo ampliar o acesso da comunidade à informação, ao livro e à leitura. 

Em 2010 o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, firmou convênio com o MinC e através do Edital Nº002/2010, a Fundação Pedro Calmon premiou 23 iniciativas culturais, sem fins lucrativos, que atuam como Bibliotecas Comunitárias cujas ações estavam pautadas na democratização do acesso ao livro, formação de mediadores de leitura, valorização da leitura e da informação, incentivo a formação de redes sociais e culturais e estímulo a acessibilidade. As instituições selecionadas receberam um prêmio no valor de R$50.000,00 cada uma delas.

Para saber quais são as bibliotecas comunitárias selecionadas, clique aqui.


Bibliotecas Públicas Estaduais

Tem por objetivo atender por meio do seu acervo e de seus serviços, os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita. Atende a todos os públicos, bebês, crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas com necessidades especiais e segue os preceitos estabelecidos no Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas.

É considerada equipamento cultural e, portanto, está no âmbito das políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC). 

Unidades integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon, as bibliotecas públicas estaduais encontram-se localizadas em Salvador e Itaparica,  e somam oito unidades, a saber:

  • Biblioteca Anísio Teixeira
  • Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
  • Biblioteca Juracy Magalhães Jr - Rio Vermelho
  • Biblioteca Juracy Magalhães Jr - Itaparica
  • Biblioteca Pública do Estado da Bahia
  • Biblioteca Pública Thales de Azevedo
  • Biblioteca de Extensão
  • Biblioteca Virtual Consuelo Pondé

Bibliotecas Públicas Municipais

Tem por objetivo atender por meio do seu acervo e de seus serviços, os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita. Atende a todos os públicos, bebes, crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas com necessidades especiais e segue os preceitos estabelecidos no Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas.

É considerada equipamento cultural e, portanto, está no âmbito das políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC). 

Segundo último levantamento, a Bahia possui cerca de 443 bibliotecas públicas municipais distribuídas nos 417 municípios brasileiros.

Para ter acesso ao Guia das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, clique aqui.


Espaços de Leitura

São espaços criados para incentivo ao hábito da leitura funcionando em pequenos ambientes dentro de instituições diversas, públicas ou privadas, a exemplo de associações, fundações, terreiros de candomblé, casas de acolhimento para menores infratores, etc.. Estes locais também são atendidos pelo Sistema de Bibliotecas Públicas - SEBP -que disponibiliza o serviço de caixa-estante ou  a visita sistemática das Bibliotecas Móveis que levam a leitura e atividades culturais para a comunidade atendida.

Os responsáveis por estes espaços também recebem uma capacitação fornecida pelo SEBP para adequarem o atendimento prestado a seu público.

Para saber quais são os espaços de leitura atendidos pela Fundação Pedro Calmon, através do SEBP

Recomendar esta página via e-mail: