III Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação

III Concurso Escritores Escolares
ApresentaçãoEscrita LegalRelatos em ProsaRegulamento e ResultadosMemórias de LeituraLeituras Premiadas


Apresentação

Download material complementar professoresDespertar o interesse das crianças e dos jovens para o universo da escrita é dar voz e vazão ao reconhecimento do seu espaço como indivíduo pensante e produtor de cultura, é a reverberação do direito de dizer, respeitando a sua forma de dizer, a fim de estimular e reafirmar a capacidade que cada ser tem de expressar as suas vivências, independentemente de idade.

O Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura/BA, e tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa. Além de revelar os novos talentos no cenário baiano e promover a integração entre as escolas das redes de ensino, pública e privada, do Estado da Bahia.

O Concurso é voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II, e também para o Ensino Médio, cada candidato poderá se inscrever com obras inéditas seguindo um pré-requisito de concorrer com apenas um poema e/ou uma redação – ficcional. A liberdade do tema é um dos grandes atrativos, por fugir um pouco da métrica escolar e dar vazão à subjetividade da obra, assim proporcionando aos jovens escritores um reconhecimento de si muito mais amplo no momento da escrita.
Este Concurso já premiou mais de 46 jovens de diversos territórios do estado, alcançando diversos municípios como, Salvador, Lapão, Santa Bárbara, Quinjingue, Euclides da Cunha, Coaraci e Lauro de Freitas.

A participação neste tipo de iniciativa ajuda os estudantes também no envolvimento com o universo tangível do ato de escrever, colocando-os em contato com uma gama de escritores e pesquisadores locais, que por muitas vezes entraram em suas vidas no ato da leitura. É um verdadeiro intercâmbio de trocas e reciprocidades de encantamentos, que replicam exemplos e experiências e revelam o prazer da leitura e da escrita criativa.

Download

Professor faça o download do material complementar e apresente o concurso a sua turma.

 

Recomendar esta página via e-mail: